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Eventos

2016

III Ciclo ESPM - Brasil - Múltiplas Identidades

Evento realizado pela ESPM nas cidades de São Paulo, Rio e Porto Alegre, abordando nossas identidades plurais em cinco painéis para pensar o Brasil como um país que busca se apropriar criticamente da posição que ocupa no mundo. Uma reflexão ampla que se desdobra nos seguintes aspectos: Como se configuram as representações do Brasil hoje? Como se comunica e é percebido? Como são constituídas, a partir da mistura de culturas, as várias identidades brasileiras?

IV Pensamento ESPM

O IV Pensamento ESPM ocorrereu no dia 6 de junho no MASP. Na ocasião abordamos o tema Marketing dando continuidade à construção de uma interface que favoreça o diálogo entre as diferentes áreas da escola para formação de futuros think tanks.

2015

III Pensamento ESPM

11 de maio

A missão do Seminário Integrado de Pesquisa ESPM (Pensamento ESPM) é fazer a ESPM conhecer o que a ESPM pesquisa. O evento, articulado pelo Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM), coloca em contato pesquisadores das três unidades da Escola (São Paulo, Rio e Porto Alegre), de diferentes áreas temáticas e etapas da trajetória na pesquisa científica. O público é composto por representantes de diversos setores da Escola.

2014

II Pensamento ESPM

25 de abril

A missão do Seminário Integrado de Pesquisa ESPM (Pensamento ESPM) é fazer a ESPM conhecer o que a ESPM pesquisa. O evento, articulado pelo Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM), colocará em contato pesquisadores das três unidades da Escola (São Paulo, Rio e Porto Alegre), de diferentes áreas temáticas e etapas da trajetória na pesquisa científica. Será uma oportunidade para que pesquisadores de ênfase qualitativa ouçam seus pares do universo quantitativo e para que jovens pesquisadores dialoguem com estudiosos mais experientes.

II Ciclo ESPM Brasil

13, 14, 15 e 19 de agosto

O 2º ciclo ESPM de Comunicação e Marketing mantém e amplia o tema Novo Brasil: Múltiplas Identidades em cinco painéis para pensar o Brasil como um país que busca se apropriar criticamente da posição que ocupa no mundo. Uma reflexão ampla a respeito das nossas múltiplas identidades, desdobrando os seguintes aspectos: Como se configuram as representações do Brasil hoje? Como se comunica e é percebido? Como são constituídas, a partir da mistura de culturas, as várias gerações brasileiras?

 

2013

VIII Simpósio Internacional de Administração e Marketing

18 de novembro

No mês que vêm será realizada a 8ª edição do Simpósio Internacional de Administração e Marketing. O Simpósio é de âmbito Internacional e receberemos o prof. Dr. Tomas Hult com professores doutores e executivos convidados, no formato de painéis e debates. O evento consolida-se como referencial de discussão na área de Gestão Internacional, que embora recente (a criação da subárea temática específica no EnAnpad, principal encontro acadêmico da área, ocorreu em 2005), ocupa posição estratégica, tendo em vista a inserção internacional do Brasil, como integrante do grupo de países emergentes na economia internacional. Os temas abordados nas edições anteriores do evento (ver histórico) explicitam a temática e a ênfase num olhar voltado para promoção do desenvolvimento nacional e regional. Com a participação de docentes e discentes de pós-graduação de todo o Brasil, o propósito do evento é contribuir para o questionamento da validade de teorias formuladas em outros contextos e a formulação de novos referenciais e modelos contribuindo para o fortalecimento dessa área estratégica para o País. Com o objetivo de aumentar o público alvo do evento, não será cobrada entrada no VIII Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM.                                                               

Pensamento ESPM

17 de maio

A missão do I Seminário Integrado de Pesquisa ESPM (Pensamento ESPM) é fazer a ESPM conhecer o que a ESPM pesquisa. O evento, articulado pelo Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM), colocou em contato pesquisadores das três unidades da Escola (São Paulo, Rio e Porto Alegre), de diferentes áreas temáticas e etapas da trajetória na pesquisa científica. Foi uma oportunidade para que pesquisadores de ênfase qualitativa ouvissem seus pares do universo quantitativo e para que jovens pesquisadores dialogassem com estudiosos mais experientes.

A iniciativa foca mais diretamente as instâncias ligadas à pesquisa científica, aos programas de Pós Stricto Sensu e aos laboratórios (ESPM Media Lab e ESPM Retail Lab), assim como pesquisas ligadas aos cursos de graduação, Lato Sensu e ao programa de iniciação científica (PIC e PIBIC). Mas visa também fomentar possíveis conexões criativas entre as ações das instâncias geradoras de conhecimento na instituição.

O evento contou com a presença de 83 pesquisadores e foram 68 pesquisas apresentadas. Não houve uma divisão por área no evento, mas para facilitar o acesso e visualização no site elas foram divididas em seis áreas, a área com mais pesquisas foi a de Comunicação-Consumo, que contou com 19 pesquisas.

Matéria sobre o evento
Vídeo compacto do evento
Conteúdo completo do evento

 

2012

I Ciclo ESPM de Comunicação e Marketing

São Paulo - 15, 16 e 17 de agosto

Rio de Janeiro - 28 de agosto

Porto Alegre - 30 de agosto

O 1º ciclo ESPM de Comunicação e Marketing dá continuidade aos Encontros ESPM de Comunicação e Marketing que acontecem há sete anos. Em 2005 o tema foi – A Mídia e o Consumidor do Futuro, em 2007 – As Arenas da Comunicação com o Mercado, e em 2009 – Para além do produto: sociedade do acesso.

Novo Brasil: Múltiplas Identidades é o tema deste ano em que o evento, dividido em cinco painéis, propõe a partir do âmbito da comunicação e das representações, pensar o Brasil não como um emergente rumo ao Primeiro Mundo, mas como um país que busca se apropriar criticamente da posição que ocupa.

Uma reflexão ampla a respeito das nossas múltiplas identidades, desdobrando os seguintes aspectos: Como se configuram as representações do Brasil hoje? Em que o Brasil está se tornando? Como se comunica e é percebido? Como são constituídos, a partir da mistura de culturas, os sujeitos brasileiros?

 

VI Encontro Nacional de Estudos do Consumo

12, 13 e 14 de setembro

O VI ENEC ocorrerá  em paralelo com o II Encontro Luso-brasileiro de Estudos do Consumo. O ENEC se propõe a estimular o debate sobre o consumo como um fenômeno que já pode ser considerado um campo científico consolidado em diversos países. O evento conta com a participação de quem já trabalha com esta temática, e recebe pessoas de diversas áreas do conhecimento que desejam conhecê-la.

Juntos, os dois eventos têm por tema a reflexão sobre a “Vida sustentável: práticas cotidianas de consumo”.

 

VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing

24 e 25 de outubro

Este evento se propõe a discutir a internacionalização nos países emergentes. Tema especialmente relevante num momento onde mais e mais empresas brasileiras estão dispostas a iniciar ou ampliar suas atividades no exterior.

Tendo esse escopo em vista o Programa de Mestrado em Gestão Internacional (PMGI) e o Centro de Altos Estudos (CAEPM) da ESPM promovem seu VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing / IX Congresso de Administração abrangendo questões ligadas a: internacionalização das empresas dos países emergentes; a gestão da inovação e sustentabilidade nos mercados emergentes e a internacionalização das franquias brasileiras.

O programa inclui 10 sessões de apresentação de artigos em diversas áreas temáticas, uma palestra do renomado professor Ilan Alon da Rolins (Florida – Estados Unidos), e painéis envolvendo professores e convidados do mercado.

Esperamos que esta edição do evento, cuja característica nos sete anos de existência é aliar o aporte acadêmico à contribuição de executivos de mercado, seja capaz de levantar questões úteis para quem estuda, pesquisa ou pratica Gestão Internacional.

Anais do evento

ISSN 2175-9731

 

2011

Juventudes Brasileiras                                          

Uma série de palestras que têm como objeto principal o jovem brasileiro. Cada grupo de palestras sempre aborda um tema diferente e o discute sempre comparando com o jovem de hoje em dia e sua atuação dentro de cada temática abordada. Veja abaixo todos os temas abordados e suas respectivas datas, para mais informação sobre cada tema (suas palestras, palestrantes participantes etc.), clique no nome do evento.

Juventudes Brasileiras: Jovens e Música 

30 e 31 de maio

O objetivo é apresentar temas sobre a juventude numa perspectiva acadêmica e submetê-los à visão de jovens de diferentes segmentos sociais, oferecendo ao público a possibilidade de reflexão a respeito do cenário atual, do futuro destas gerações e da pluralidade deste universo. Na ocasião, os participantes abordarão temas como: as práticas musicais dos jovens, portabilidade e desmaterialização do consumo de música e a diferença entre tribalismo e onivorismo musical. Entram no debate, ainda, assuntos como a variação do gosto musical ao longo da vida dos jovens, os gostos musicais entre as gerações, as diferenças e aproximações dos gostos musicais de pais e filhos e a revolução do ouvir música trazida pela tecnologia digital.

Juventudes Brasileiras: Jovens e Relações Afetivas 

4 e 5 de julho

O objetivo é apresentar temas sobre a juventude numa perspectiva acadêmica e submetê-los à visão de jovens de diferentes segmentos sociais, oferecendo ao público a possibilidade de reflexão a respeito do cenário atual, do futuro destas gerações e da pluralidade deste universo. Fatos recentes em vários países relacionam os jovens a situações de violência profunda como assassinatos e bullying. Parte da responsabilidade destes eventos é colocada na família, na sua desestruturação e reestruturação sob novas formas que vão de uma poligamia serial até casamentos homossexuais. Por outro lado, dados indicam uma permanência maior dos jovens em casa, a expansão da “adolescência” até os 30 anos e relações harmônicas entre as gerações.

Juventudes Brasileiras: Jovens, Moda e Marcas 

1 e 2 de agosto

A roupa e a aparência são elementos que revelam superficialidade ou são elementos que realmente importam? / A importância da moda e das marcas no universo dos jovens. / As pessoas consomem por status? / Qual a relação entre roupa e identidade? / O que efetivamente a aparência significa? / Qual a relação da roupa/marca com o universo interior? / Existe uma única “moda jovem” ou são várias “modas”, dependendo do estilo de vida?

Juventudes Brasileiras: Jovens, Consumo e Cidadania 

3 e 4 de outubro

Uma grande crise sócio-ambiental assola hoje o nosso planeta. A busca por transparência, por políticas de responsabilidade social, por selos de certificação já não são mais suficientes. Ações de boycotts, de buycotts fazem hoje parte do cotidiano dos jovens em muitas sociedades sinalizando para a busca de consistência entre aquilo que as empresas prometem e o que realmente entregam.

Juventudes Brasileiras: Jovens e Esportes 

31 de outubro e 1 de novembro

Sempre referido como o país do futebol, o Brasil tem a cada ano mais adeptos e espectadores de outras modalidades esportivas. Sem dúvida o futebol continua reunindo em pequenos campos, em grandes estádios ou à frente da televisão milhões de brasileiros, mas, seja como atividade física ou entretenimento, outros esportes têm recebido a atenção dos brasileiros, especialmente dos jovens.

VI Simpósio Internacional de Administração e Marketing

19 e 20 de outubro

O duplo evento ocorrerá nas dependências da ESPM de São Paulo, Campus Francisco Gracioso, localizado na Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo. No período da manhã, o Simpósio Internacional reunirá nomes de expressão para realizar conferências e participar de painéis relacionados ao tema âncora – A gestão do marketing no contexto internacional.

No período da tarde ocorrerá o Congresso, com apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos selecionados de acordo com as áreas do temário, sendo incentivado o envio de trabalhos que dialoguem com a temática central do evento. Nesta sétima edição, o Congresso permanece aberto a representantes da comunidade acadêmica e não acadêmica, nacional e internacional.

ISSN 2175-9731

 

2010

1º Seminário Tendências do Consumo Contemporâneo

8 e 9 de junho

Evento que tem como objetivo discutir as tendências gerais de consumo contemporâneo focalizando especificamente no setor de alimentação, no imobiliário e no mundo digital. É um evento atrativo tanto para acadêmicos como para profissionais de mercado pois baseia-se em um extensivo levantamento de dados do Brasil e do exterior coletado e analisado pelo CAEPM juntamente com a Toledo Associados e a EDC.

V Encontro Nacional de Estudos do Consumo
I Encontro Luso-brasileiro de Estudos de Consumo

15, 16, 17  de setembro

Quinta edição de evento reconhecido pela comunidade acadêmica como importante fórum interdisciplinar de estudos de consumo em suas diferentes modalidades e enfoques teóricos. Ele dá continuidade ao trabalho de pesquisa sobre consumo e a sociedade de consumo brasileira  levado a cabo por diferentes pesquisadores agrupados em grupo de pesquisa do CNPQ.

V Simpósio Internacional de Administração e Marketing
VII Congresso de Administração da ESPM 

13 e 14 de outubro

O duplo evento incluiu sessões de apresentação de textos acadêmicos em forma de artigos e estudos de casos selecionados, painéis temáticos com pesquisadores e executivos, palestras de convidados com reconhecida expertise no tema âncora. Aberto à comunidade acadêmica e não acadêmica, passa, a partir desta edição a ser bienal, ocorrendo, de forma alternada, com os Encontros ESPM de Comunicação e Marketing. Sob o tema geral “O que muda com o novo espaço ocupado pelos países emergentes?” o evento abordará os desafios práticos e teóricos que o suposto novo espaço ocupado pelas economias emergentes coloca para as organizações.

ISSN 2175-9731

Sustentabilidade, Alimentação e Saúde 

 25 e 26 de novembro

O evento realizado em parceria entre ESPM e ILSI Brasil teve como objetivo reunir especialistas das áreas de nutrição, saúde e comunicação; representantes de empresas, governo, universidades e centros de pesquisa a fim de discutir questões relacionadas ao consumo, hábitos e tendências na área de alimentação dentro e fora de casa tendo em vista as mudanças decorrentes da modernidade e visando a melhoria da qualidade de vida.

Juventude, Consumo e Cidadania

11 de novembro

Consumidores e cidadãos sempre foram vistos como personagens desempenhando papéis opostos e habitantes de esferas distintas da sociedade. O consumidor seria aquele cujas ações e decisões seriam motivadas por interesse próprio, enquanto o cidadão seria aquele ator social movido pelo interesse e bem estar coletivo. Nos últimos anos, contudo, esta separação rígida está com suas fronteiras misturadas. Cada vez mais critérios de compra e consumo estão orientados por valores éticos e morais, que visam o bem estar coletivo e indicam preocupação com “outros”, geográfica e socialmente distantes. Neste cenário os jovens têm tido um papel fundamental iniciando ações que posteriormente se tornaram ícones de um novo tipo de participações política e obrigando empresas e governos a responderem a estas novas demandas Mas, em termos políticos e de cidadania o que significa esta mudança? Podemos falar de uma endogenização da ética pelo mercado?

Estes e outros temas foram discutidos na ESPM, a partir de uma pesquisa empírica realizada entre 40 jovens do Rio de Janeiro e São Paulo em parceria com o banco Santander, o CPDA(UFRRJ) e a Universidade de Estocolmo, durante o evento Juventude, Consumo e Cidadania.

 

2009

III Encontro ESPM de Comunicação e Marketing 

5 e 6 de maio

Estamos cada vez mais diante de produtos que não são “bens materiais”, mas "bens imateriais", como “experiências”, "informação", “acesso” a um conjunto de serviços, rede de relacionamentos ou produtos materiais dos quais já não somos proprietários. De fato, talvez estejamos vivenciando o início de modificações substanciais em noções-chave para nossa sociedade, como "propriedade" e "riqueza". Tal fenômeno dá margem a inúmeras questões: O que ocorre é apenas o prenúncio do que o capitalismo entra em uma fase onde o acesso a um serviço é mais importante que a propriedade de um bem? O campo da comunicação está preparado para isto? Quais os impactos sociais desta “desmaterialização” da economia? Essas questões serão discutidas por meio de palestras internacionais, painéis com pesquisadores e profissionais de mercado, e apresentação de trabalhos acadêmicos selecionados, neste evento voltado para acadêmicos e profissionais do mercado.

ISSN 2175-9731

Para ver arquivo oficial do evento com programação completa, áreas temáticas e todos os artigos do evento clique no nome do evento acima.

IV Simpósio Internacional de Comunicação e Marketing 
VI Congresso de Administração da ESPM 

14 e 15 de outubro

O evento ocorreu nas dependências da ESPM de São Paulo - Campus Profº Francisco Gracioso, localizado na Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana. No período da manhã, o Simpósio Internacional reuniu nomes de expressão para realizar conferências e participar de painéis sobre o tema âncora – Internacionalização & Sustentabilidade. No período da tarde ocorreu o Congresso, com apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos selecionados de acordo com as áreas do temário. Nesta sexta edição, o Congresso permaneceu aberto a representantes da comunidade acadêmica e não acadêmica, nacional e internacional.

ISSN 2175-9731

 

2008

IV Encontro Nacional dos Estudos do Consumo

24, 25 e 26 de setembro

O IV ENEC tem como proposta discutir algumas transformações das sociedades contemporâneas e suas relações com o consumo. A inspiração para o tema tem origem nas recentes mudanças registradas no âmbito dos valores e das práticas sociais que caminham na direção contrária de muitas das características tradicionalmente atribuídas à sociedade de consumo, como individualismo, insaciabilidade e materialismo, entre outros. 
Neste contexto, o consumo tem se tornado, cada vez mais, um instrumento e uma estratégia de ação política que procura incorporar valores como solidariedade, cidadania e responsabilidade socioambiental. Novas ideologias, movimentos e estratégias sociais voltadas para um consumo consciente, ético ou sustentável valorizam cuidados com o meio ambiente e sistemas de produção "tradicionais", tais coma indicação geográfica, comércio justo, economia solidária e slow food. Estas características, se antes não tinham valor de mercado, hoje agregam valor aos produtos e materializam estas transformações. 
O consumo, acusado por muitos como o principal responsável pelas atuais condições de anomia, individualidade e despolitização das sociedades contemporâneas poderá ser, ele mesmo, a solução para os problemas que gerou? É pertinente se falar em uma "nova sociedade de consumo".

III Simpósio Internacional de Administração e Marketing
V Congresso de Administração da ESPM

 8, 9 e 10 de dezembro de 2008

Existe um modo latino-americano de administrar? Palestra internacional, painéis com pesquisadores, especialistas e profissionais de mercado; apresentação de trabalhos acadêmicos selecionados.

ISBN: 978-85-99790-045

 

2007

II Simpósio Internacional de Administração e Marketing 
IV Congresso de Administração da ESPM 

25, 26 e 27 de julho

Como tornar as ações de comunicação de uma empresa inteligíveis para membros de culturas cuja existência ignoro? Como realizar as enormes economias prometidas pela produção e consumo em escala global quando nacionalismos se acentuam e exacerbam? Como implantar políticas de recursos humanos universais que não constranjam nem inibam a iniciativa e o florescimento dos saberes locais?

O II Simpósio Internacional e IV Congresso de Administração da ESPM focaram aspectos como estes, que, em diferentes linhas temáticas, retomaram o velho mantra para revisitar problemas de forma esclarecedora, identificar outros, e encontrar soluções ou caminhos onde sequer tínhamos percebido que havia questões.

ISBN: 978-85-99790-045

II Encontro ESPM de Comunicação e Marketing

6, 7 e 8 de novembro

As arenas da comunicação com o mercado

O Encontro ESPM de Comunicação e Marketing enfocou, na sua 2ª edição, as novas Arenas da Comunicação com o Mercado, termo proposto pelo professor Francisco Gracioso para designar a utilização de grandes espetáculos, eventos culturais, desfiles de moda, competições esportivas e o próprio varejo, como ferramentas que suplementam a ação da mídia.

 Para abordar esse conceito, que sinaliza a relação cada vez mais estreita entre comunicação, entretenimento e consumo, foram arquitetados os três dias do evento, com conferências internacionais, painéis com especialistas, relatos de pesquisas e apresentação de 73 trabalhos selecionados, provenientes de mais de 30 instituições de 10 Estados brasileiros.

Esperamos, dessa forma, oferecer espaço para reflexão, difusão de propostas e identificação de tendências nas áreas da comunicação e do marketing.

ISBN: 978-85-99790-045

Para ver arquivo oficial do evento com programação completa, áreas temáticas e todos os artigos do evento clique no nome do evento acima.

 

2006

I Simpósio Internacional de Administração e Marketing
III Congresso de Administração da ESPM

26, 27 e 28 de julho

Mudanças significativas no cenário internacional exigem novas formas de articulação entre competição, desenvolvimento e sociedade. É nesse contexto que foi arquitetado o I Simpósio de Administração e Marketing, realizado simultaneamente com o III Congresso de Administração da ESPM com o tema "Negócios internacionais - A perspectiva dos países emergente".

O duplo evento ocorreu nas dependências da ESPM de São Paulo. No período da manhã, o Simpósio contou com nomes de expressão para realizar conferências e participar de painéis. No período da tarde ocorreu o Congresso, com apresentação de trabalhos acadêmicos e discussão de cases nas diferentes áreas do temário. Nessa terceira edição, o Congresso foi aberto a representantes da comunidade acadêmica e não acadêmica, nacional e internacional.

ISBN: 85-99790-02-01

2005

I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing

7 e 8 de novembro

Vivemos numa sociedade marcada por aceleradas mudanças tecnológicas, com identidades sociais, estilos de vida e hábitos de consumo mutantes e flexíveis. Nessa realidade, marcada pela fragmentação, a mídia surge como o espaço onde as transformações se fazem sentir com mais intensidade.

Atenta a essa realidade, a ESPM realizou o I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, que teve como tema, nesta primeira edição, "a mídia e o consumidor do futuro", abordando o impacto das transformações tecnológicas na configuração da mídia no futuro, assim como as mudanças na relação entre os consumidores e a mídia.

ISBN: 85-99790-02-01

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