Você está aqui

III Pensamento ESPM

O Evento

Evento anual que reúne pesquisadores e representantes de diferentes áreas temáticas das três unidades da Escola (São Paulo, Rio e Porto Alegre) para refletir sobre a prática da pesquisa nas suas diversas formas. A partir da experiência das edições anteriores do evento, quando a prioridade foi fazer a ESPM conhecer o que a ESPM, resolvemos priorizar o trabalho colaborativo e elaboramos uma programação baseada em metodologias ativas.  O objetivo é experimentar a construção de ESCOLAS DE PENSAMENTO ESPM, futuros think tanks que agregarão pesquisadores de diferentes áreas e unidades em torno de fenômenos em relação aos quais a ESPM pode ser considerada referência.

Para realizar o experimento de uma primeira ESCOLA DE PENSAMENTO decidimos selecionar o fenômeno do CONSUMO, uma vez que, com o lançamento do curso de graduação em Ciências Sociais e do Consumo, temos cursos dedicados ao Consumo em todos os níveis: Graduação (Ciências Sociais e do Consumo), Pós Lato (MBA em Ciências do Consumo Aplicadas/ESPM SP e ESPM Sul, e MBA em Estratégias e Ciências do Consumo/ESPM Rio) e Pós Stricto (Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, Mestrado e Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo).

 Ao realizar essa nova edição do evento o CAEPM visa fomentar o diálogo e possíveis conexões entre diferentes áreas para realização de pesquisas inovadoras, assim como fortalecer e articular grupos ligados a uma mesma temática visando à constituição de ESCOLA DE PENSAMENTO ESPM ligadas a nossas áreas estratégicas.

Nota preliminar sobre a APRESENTAÇÃO DOS SETORES: Nesta terceira edição não realizaremos uma sequencia de apresentações na abertura do evento. Todos os setores gravarão vídeos de até 3 minutos com informações atualizadas, que serão gradativamente inseridos no panorama geral da pesquisa na ESPM, que fica disponível no site do CAEPM e do EPAP.

 Clique aqui e assista aos videos da programação do evento

Acesse aqui a interface do Pensamento ESPM/Consumo

Programação

III PENSAMENTO ESPM
Seminário Integrado de Pesquisa

São Paulo, 11 de maio de 2015
Rua Joaquim Távora, 1240

9h-11h30

Café + Oficina (Cobertura)

PESQUISA: O QUE É? POR QUE FAZER? PARA QUE FAZER?

 Abertura durante o café com fala do Diretor-Presidente da ESPM, o professor J. Roberto Whitaker Penteado acerca da demanda contemporâneo por um pensar “fora da caixa”. Na sequencia as mesas do café convertem-se em grupos de trabalho para discutir e redigir textos coletivos a partir das questões O QUE É PESQUISA? POR QUE FAZER PESQUISA? E PARA QUE FAZER PESQUISA? Cada grupo tem cerca de 5 minutos para discutir e digitar textos breves sobre cada questão e enviar para caepm@espm.br utilizando qualquer gadget disponível. Os textos compilados são convertidos em nuvens de palavras para comentários abertos todos os participantes e finalização do Pró-Reitor de Pesquisa, o professor Marcos Amatucci, para refletirmos sobre os caminhos que a pesquisa na ESPM pode e deve trilhar.

O conteúdo gerado ficará disponível no site do CAEPM.

 

13h30-16h30

Grupos de trabalho e produção (Salas 113 á 116)

CONSUMO: CROQUI DE ESCOLA DE PENSAMENTO

Os pesquisadores das várias áreas e unidades trocam ideias em torno de temas onde a ESPM pode ser considerada (ou gostaria de ser) uma Escola de Pensamento. Os grupos ocuparão salas do 11º andar da ESPM JT, sendo que cada sala terá uma missão:

SALA MAPA - Missão: desenhar o mapa do Consumo na ESPM

SALA LENTES - Missão: identificar e comentar as referências teóricas usadas para pensar Consumo na ESPM

SALA FERRAMENTAS - Missão: identificar e comentar as metodologias utilizadas para estudar Consumo na ESPM

SALA CONCEITO - Missão: Redigir esboço conceitual sobre o que é Consumo para a ESPM

Em cada sala os pesquisadores contarão com material de apoio e orientação para cumprir suas missões.

17h-18h30

Coquetel + encerramento (Cobertura)

FAZENDO ESCOLA: PROJETO DE ESCOLA DE PENSAMENTO

Os representantes de cada sala expõe brevemente o primeiro esboço de MAPA, LENTES, FERRAMENTAS e CONCEITO para pensar o Consumo na ESPM. O professor Francisco Gracioso encerra o evento comentando os trabalhos realizados e nos ajudando a construir escolas de pensamento na ESPM. As apresentações acontecerão simultaneamente ao coquetel de confraternização. Os conteúdos ficam disponíveis no site do CAEPM e os representantes de cada curso ligado ao Consumo serão convidados a atualizar o conteúdo e estabelecer uma agenda de diálogo com sociedade civil, imprensa, academia e mercado, nos moldes de um think tank. 

 

Conteúdo

PESQUISA: O QUE É? POR QUE FAZER? PARA QUE FAZER?

O que é pesquisa? Assista ao VÍDEO e veja pequenas reflexões sobre a questão.

Ao serem perguntados sobre o que é pesquisa, por que fazem pesquisa e para que fazê-la, os pesquisadores ESPM falaram principalmente da produção de conhecimento, da possibilidade de transformação, da relação da pesquisa com a sociedade, do processo de busca de dados e de solução de problemas. Aqui estão as principais ideias que foram apresentadas no encontro do CAEPM.

Conhecimento

Pesquisa é a descoberta de novos dados, para reforçar redescobertas, gerar e aprofundar conhecimento. E a produção do conhecimento é a espiral do saber, e na pesquisa assumimos o que não sabemos, para podermos colocar novos tijolos na edificação do conhecimento.

Fazer pesquisa porque podemos resgatar, disseminar e compartilhar conhecimento. Porque a pesquisa é o veículo privilegiado de contribuição e fomento do avanço do conhecimento, através do pensamento estruturado e sistematizado. Porque ela é de fato fundamental para o processo de construção e disseminação do conhecimento.

Fazer pesquisa para conhecer algo profundamente e proporcionar a expansão de fronteiras de conhecimento. Para avançar o conhecimento existente, e para estrutura-lo. Para na busca pelo conhecimento, entrarmos em contato com a realidade e apresentar novas conexões.

Transformar

Pesquisa é a arte de transformar. É transformar a si mesmo. É transformar o olhar.

Fazer pesquisa porque quem faz pesquisa, transforma.

Fazer pesquisa para transformar o homem, cabeças, o mundo, o conhecimento, e o pensamento comum. Para transformar mitos, paradigmas e tabus.

Sociedade

Pesquisa tem uma importantíssima função social. De tempos em tempos, presta-se também à nobre função de quebrar preconceitos, construir e reconstruir paradigmas, bem como de desconstruir o senso comum. Trata-se em suma, de um dos mecanismos, por excelência, para o desenvolvimento e melhoria das condições de vida de uma sociedade.

Fazer pesquisa porque ela colabora com o desenvolvimento social tecnológico e beneficia a sociedade como um todo, tendo em vista: elaborar saberes, ser referência, questionar o estabelecido, quebrar regras/inovar e, acima de tudo, compartilhar conhecimento.

Fazer pesquisa para compreender a sociedade sob diversos olhares e prismas, pois a sociedade é uma rede de interações. Para ter possíveis interpretações da realidade. Para a contribuição do bem estar da sociedade. Para ganhar reconhecimento, dinheiro ou prestígio entre seus pares e na sociedade.

Busca

Pesquisa é avanço do saber para propiciar novas descobertas. É a busca do saber. É o processo de busca e tratamento de dados, para gerar e sistematizar informações, a fim de contribuir para a construção do conhecimento. É a busca pelo novo, a confirmação ou negação hipóteses, o não conformismo, a investigação e entendimento de um fenômeno.

Fazer pesquisa porque precisamos buscar respostas para as nossas inquietações.

Fazer pesquisa para buscar respostas inéditas a uma inquietação ou motivação.

 Problemas

Pesquisa é buscar aquilo que não se sabe se existe, resolver problemas relevantes da sociedade. É a arte de perguntar. É levantar questões, formular e testar hipóteses. É o ato de identificar um problema, investigar, analisar e interpretar os dados coletados.

Fazer pesquisa porque precisamos entender o que está acontecendo para tentar propor novas formas de se enxergar o problema. Porque o saber não se esgota e a pesquisa propicia descoberta de possíveis soluções.

Fazer pesquisa para propor e refletir sobre questões contemporâneas. Para produzir conhecimento, inovar, criar e prever soluções para problemas. Para desenvolver novas perguntas e novas problematizações sobre o mundo que nos rodeia. Para questionar paradigmas estabelecidos. Para buscar possibilidades de respostas para uma questão e/ou problema, ampliando horizontes, para conhecer o desconhecido.

Pensamento ESPM/Consumo

O Pensamento ESPM tem como objetivo trazer as produções, discussões e pesquisas desenvolvidas nas diferentes áreas da ESPM.

Assista ao VÍDEO da explicação do CAEPM sobre a proposta do Pensamento ESPM.

Como primeira iniciativa, começamos a construir o Pensamento ESPM/Consumo, que vai trazer diferentes visões, muitas perguntas e possíveis respostas para o complexo fenômeno do consumo. Comparando os cursos, pesquisadores, professores e temas desenvolvidos na ESPM, o Pensamento será uma fonte de conhecimento sobre Consumo para todos.

Os cursos dedicados ao Consumo na ESPM são:

- Graduação (novo curso de Ciências Sociais e do Consumo)

- Pós Lato-Sensu (MBA em Ciências do Consumo Aplicadas - ESPM SP e Sul, e MBA em Estratégias e Ciências do Consumo - ESPM Rio)

- Pós Stricto-Sensu (Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor, e Mestrado e Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo)

O projeto Pensamento ESPM/Consumo tem como objetivo criar uma interface que desenvolva o pensamento sobre a área de Consumo na ESPM, a partir de seus cursos, pesquisas, pesquisadores, professores e estudantes.

Acesse aqui a interface do Pensamento ESPM/Consumo

O desenvolvimento do Pensamento ESPM/Consumo busca combinar o modelo de escola de pensamento com o de think tank, por meio de uma interface digital. O objetivo de uma escola de pensamento é de construção de laços entre pesquisadores para criar e propagar ideias sobre uma determinada área de conhecimento. Um think tank é um coletivo de pesquisa e pensamento que remete a um tópico específico, para buscar diferentes perspectivas de diferentes grupos e indivíduos. 

Os pesquisadores das várias áreas e unidades da ESPM trocaram ideias em torno das questões sobre consumo sobre as quais a instituição pode ser considerada uma Escola de Pensamento. Os grupos tiveram as seguintes missões:

SALA MAPA  

Missão: desenhar o mapa do Consumo na ESPM

SALA LENTES

Missão: identificar e comentar as referências teóricas usadas para pensar Consumo na ESPM

Sala Lentes

SALA FERRAMENTAS           

Missão: identificar e comentar as metodologias utilizadas para estudar Consumo na ESPM

Sala Ferramentas

SALA CONCEITO

Missão: redigir esboço conceitual sobre o que é Consumo para a ESPM

Sala Conceito

Pesquisa na ESPM - Visão parcial

Setores subordinados à Pró-Reitoria de Pesquisa                            

EPAP - Escritório de Projetos e Apoio à Pesquisa

PPGCOM - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo - Vídeo

PMDGI - Programa de Pós-Graduação em Gestão Internacional - Vídeo

CAEPM - Centro de Altos Estudos da ESPM - Vídeo

ESPM Media Lab - Laboratório de pesquisas em Mídias, Entretenimento, Design e Intervenções Artísticas - Vídeo

Observatório de Multinacionais Brasileiras - Vídeo

Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor

 

Grupos de Pesquisa cadastrados no CNPq:

Atos - Comunicação e consumo: estudos de recepção e ética  / Líder:Maria Isabel Rodrigues Orofino (PPGCOM)

Centro de Estudos e Pesquisas em Diplomacia Corporativa / Líder: Rodrigo Ulhoa Cintra de Araújo (ESPM-SP)

Comportamento do Consumidor/ Líder: Vivian Strelau/ Vice: George Bedinelli Rossi

Comunicação e consumo: educação e cidadania / Líder: Maria Aparecida Baccega (PPGCOM)

Comunicação, cultura e cidadania / Líder: Denise Maria Cogo (PPGCOM)

Comunicação, Consumo e Entretenimento / Líder: Gisela Grangeiro da Silva Castro (PPGCOM)

Comunicação, discursos e poéticas do consumo / Líder: Tania Marcia Cezar Hoff (PPGCOM)

Conflito e Cooperação na Sociedade Internacional / Líder: Diego Santos Vieira de Jesus (ESPM-SUL)

Consumo e Sociabilidades / Líder: Sílvia Borges Corrêa (ESPM-RIO)

Cosmopolitismos Juvenis no Brasil/ Líder: Ricardo Zagallo Camargo (MPCC) - Site

Economia criativa, desenvolvimento e território / Líder: João Luiz de Figueiredo Silva

Estudos de Estratégia em Gestão Internacional / Líder: Frederico Araujo Turolla (PMDGI)

Estudos de Marketing em Gestão Internacional / Líder: Thelma Valeria Rocha (PMDGI)

Grupo de Estudos de Mobilidade Sustentável / Líder: Marcos Amatucci (PMDGI)

Grupo de Pesquisa em Gestão do Conhecimento, Processamento de Linguagens Especializadas e Tecnologia / Líder: Ana Eliza Pereira Bocorny (ESPM)

Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Marketing & Consumo / Líder: Diego Costa Pinto (ESPM-SUL)

Inovação em Ambiente Internacional / Líder: Marcos Amatucci (PMDGI)

Inteligência de Mercado / Líder: Luciana Florencio de Almeida (ESPM-SP)

Internacionalização das Franquias Brasileiras (IFB) / Líder: Thelma Valeria Rocha (PMDGI)

Lógicas de atuação e produção / Líder: Maria Elisabete Antonioli (ESPM-SP)

Mobilidades? A vivência acadêmica internacional / Líder: Manolita Correia Lima (PMDGI/ NUPP)

NICO - Comunicação, narrativas e imagens do consumo / Líder: Rosamaria Luiza de Melo Rocha (PPGCOM)

Novo polos de poder e as coalizões Sul-Sul / NEPRI - Núcleo de Estudos em Relações Internacionais Líder:Ana Regina Falkembach Simão (ESPM-SUL)

Produção e circulação de conteúdo multimídia - Silvio Henrique Vieira Barbosa (ESPM-SP)

Teoria e prática no jornalismo gaúcho / NEJOR – Núcleo de Estudos em Jornalismo Líder: Adriana Schryver Kurtz (ESPM-SUL)

Outras iniciativas

 

Núcleo de Práticas Pedagógicas 

Central de Cases

NUPP - Núcleo de Pesquisas e Publicações - Vídeo

 

Instituto Cultural ESPM - Vídeo

ESPM Social Business Centre - Vídeo

 

Núcleos ligados á Diretoria Acadêmica de Graduação (ESPM SP – AA):

Núcleo de Marketing e Pesquisa

Núcleo de Empreendedorismo

Núcleo de Sustentabilidade

Núcleo de Estudos em Comunicação Integrada

PRECE - Programa de Religião e Espiritualidade nas Corporações e na Economia

 

Pós-Graduação Lato Sensu ESPM SP (Joaquim Távora) - Vídeo:

Núcleos de Estudos de Negócios  - Vídeo

Núcleo de Estudos e Negócios do Varejo - Vídeo

Núcleo de Estudos do Agronegócio

Núcleo de Estudos e Negócios do Esporte

Núcleo de Estudos e Negócios da Comunicação

Núcleo de Estudos e Negócios em Marketing Digital

Núcleo de Estudos e Negócios em Desenvolvimento de Pessoas

 

Núcleo de Economia Empresarial (ESPM-SUL) - Vídeo

Núcleo de Agronegócios (ESPM-SUL)

Núcleo de Economia Criativa (ESPM RIO)

Núcleo de Empreendedorismo (ESPM RIO)

Eventos apresentação de pesquisas ESPM:

Ciclo ESPM - Novo Brasil: Múltiplas Identidades

Simpósio Internacional de Administração e Marketing

COMUNICON – Congresso Internacional em Comunicação e Consumo

Pensamento ESPM

SEMIC ESPM – Seminário de Iniciação Científica (ESPM Brasil)

Open ESPM – Produção Científica (ESPM SUL)