Você está aqui

Painéis

O brasil na novela - 13 de agosto

Rio de Janeiro 13 de agosto de 2014

Centro de convenções RB1.

EMENTA

Não restam dúvidas de que a telenovela é parte constitutiva da cultura brasileira. Ao estabelecer, no seu tecido melodramático, um diálogo tenso e intenso com a sociedade brasileira, as telenovelas se tornaram uma arena privilegiada de representação e produção de sentido, abrindo-se a disputas sociais, culturais e políticas do país. Negando e legitimando valores, discursos e identidades, a teledramaturgia contribui para difundir visões de país, ressignificando o seu passado e o seu futuro. É o caso exemplar das novelas Lado a lado e Avenida Brasil que, cada uma a seu modo, propõem novas imagens de país.

PALESTRANTES

Representante institucional da ESPM
Ricardo Zagallo Camargo(ESPM)

Julio Cesar Fernandes
Telenovelas no Canal Viva: a memória televisiva como produto cultural 
Palestra

Márcia Perencin Tondato (ESPM/OBITEL)
Constituição de uma nação: cidadania e consumo na telenovela Lado a Lado
Apresentação
Palestra

Maria Aparecida Baccega (ESPM/OBITEL)
História, ficção e realidade na novela Lado a Lado
Palestra

Maria Immacolata Vassalo de Lopes (ECA/USP/OBITEL)
Avenida Brasil como nova narrativa de nação
Apresentação
Palestra

Encerramento

Lançamento do livro Brasil: Múltiplas Identidades

LANÇAMENTO DO LIVRO:

“Brasil: Múltiplas Identidades”, resultado da primeira edição do evento. Uma publicação da Alameda Editorial e ESPM, com apoio do Globo Universidade.

Com a participação de Ricardo Zagallo Camargo (org.), M. Immacolata Vassallo de Lopes e Marcia Perencin Tondato.

o brasil criativo - 13 de agosto

Rio de Janeiro 13 de agosto de 2014

Centro de convenções RB1

EMENTA

A economia criativa está se configurando em um dos mais dinâmicos setores produtivos do mundo, incluindo as diversas atividades em que a força criativa se constitui no elemento central da produção de valor, como os setores culturais e de entretenimento, a publicidade, o design, a moda, a arquitetura e a comunicação. O fortalecimento desse setor está reconfigurando diversos outros espaços econômicos. A criatividade na propaganda, por sua vez, está se ajustando aos novos modelos de negócios e ferramentas. Diante disso, o presente painel se organiza para debater a economia criativa em suas diferentes manifestações mas, especialmente, no campo da música e da produção cultural.

Eugenio Giglio (ESPM-Rio)

Luciana Pegorer (Diretora executiva da ABMI)
O mercado da música independente
Apresentação
Palestra
Depoimento

Carla Esmeralda (Consultora de projetos culturais)
Dados do mercado audiovisual e observações sobre a necessidade de capacitação de talentos em ambientes criativos
Palestra

Fabio Pesavento (ESPM-Sul)
Gastos em Propaganda e a Economia Brasileira
Palestra

Rodrigo Carvalho (ESPM-Rio)
Depoimento

Jair Marcatti (ESPM-SP) 
Depoimento
Palestra

Encerramento

Lançamento do livro Brasil: Múltiplas Identidades

LANÇAMENTO DO LIVRO:

“Brasil: Múltiplas Identidades”, resultado da primeira edição do evento. Uma publicação da Alameda Editorial e ESPM, com apoio do Globo Universidade.

Com a participação de Ricardo Zagallo Camargo (org.) e João Luiz de Figueiredo.

o brasil entre gerações - 14 de agosto

São Paulo 14 de agosto de 2014

Auditório Eva Herz/ Livraria Cultura

EMENTA

O Brasil, tido por anos como um país jovem (e de jovens), vê-se agora diante de um novo cenário. Terreno fértil da juvenilização da cultura, com o que ela tem de encantador e de opressor, o país vive uma mudança demográfica sem precedentes. O envelhecimento da população brasileira, que nos torna cada vez mais um país “adulto”, é um processo que transcorre em um contexto de explosão de manifestações político-culturais típicas da juventude que nos coloca diante de um enorme desafio. Pensar o país na sua complexidade exige, atualmente, um olhar atento sobre esse “Brasil entre gerações”. O que, neste contexto, nos dizem os jovens brasileiros? E os brasileiros adultos? Existe a predominância de uma cultura juvenil brasileira? Como os jovens e os adultos se relacionam com as fronteiras de classe, de região e de cultura? Como as gerações ganham visibilidade em nosso país e fora dele? Estas são algumas das questões a serem debatidas neste encontro, que problematiza uma das agendas mais caras ao Brasil contemporâneo.

Abertura 
Ricardo Zagallo 
Mediação

Rose de Melo Rocha (PPGCOM ESPM)
Palestra

Laryssa Queiróz (Y&R)
O Brasil (entre) gerações - Como a mídia vê e atua nesse contexto?
Apresentação
Palestra

Iara Silva da Silva (CAEPM/ ESPM-SUL)
Os arranjos familiares
Palestra

Carlos Henrique Ximenes de Melo (Itaú Viver Mais)
Engajamento 55+
Apresentação
Palestra

Encerramento

Lançamento do livro Brasil: Múltiplas Identidades

LANÇAMENTO DO LIVRO:

“Brasil: Múltiplas Identidades”, resultado da primeira edição do evento. Uma publicação da Alameda Editorial e ESPM, com apoio do Globo Universidade.

Com a participação de Ricardo Zagallo Camargo (org.) e Rose de Melo Rocha.                        

 

o brasil visto de fora - 15 de agosto

São Paulo 15 de agosto de 2014

Auditório Eva Herz/ Livraria Cultura 

EMENTA

Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado um lugar de relativo destaque no debate público internacional. Em 2014, por ocasião da Copa, esse lugar se ampliou ainda mais, uma vez que os olhos do mundo se voltaram para o nosso país e para o evento global que acontecia aqui. O II Ciclo ESPM parte desse contexto para interrogar como o Brasil é visto de fora. Quais questões e ênfases pautam esse olhar? O que dele escapa? Quais as narrativas que orientam a construção da identidade nacional? Que representações estão sendo criadas para identificar o país? São algumas questões que orientam o debate proposto.

Ricardo Zagallo
Mediação

Paulo Nassar (ABERJE)
Múltiplas narrativas de país

Palestra

Robert Mackalski(McGill University)
Brasil: uma perspectiva a partir do marketing, marcas e negócios.

Palestra

Daniela Khauaja (ESPM SP)
O Brasil visto de fora durante a Copa

Apresentação
Palestra

Rose Lee Hayden (Ex-Diretora do Office of U.S. Government Exchanges)
O Brasil visto pela The Economist e outras publicações internacionais & 
Obrigada Brasil
Apresentação

Vander Casaqui (PPGCOM ESPM SP)
Um país de empreendedores sociais(Brasil/Portugal)

Apresentação
Palestra

Encerramento

Lançamento do livro Brasil: múltiplas identidades

LANÇAMENTO DO LIVRO:

“Brasil: Múltiplas Identidades”, resultado da primeira edição do evento. Uma publicação da Alameda Editorial e ESPM, com apoio do Globo Universidade.

Com a participação de Ricardo Zagallo Camargo (org.), Rose Lee Hayden, Daniela Khauaja e Paulo Nassar.     

O brasil visto do cone sul: miradas - 19 de agosto

Porto Alegre 19 de agosto de 2014

Auditório ESPM-Sul

EMENTA

O Brasil, que agora ocupa a posição de sexta maior economia do planeta e enfrenta novas realidades sociais e culturais, pretende desempenhar um novo papel no cenário mundial e, consequentemente, no contexto latino-americano. Como essas transformações são interpretadas pelos seus vizinhos do cone sul? Que papel tem o Brasil na composição das identidades contemporâneas latino-americanas? Como somos vistos, na diplomacia, mercado e mídia, por nossos vizinhos do Sul? Como estas miradas nos ajudam a (re)desenhar o papel do Brasil nas diferentes concepções de engajamentos políticos, mercadológicos e estéticos? Qual o futuro do Mercosul?

Ana Simão (ESPM-Sul)
Mediação

Maria Izabel Mallmann (PUC-RS)
Palestra

Raul Rojo (UFRGS)
O futuro do Mercosul
Palestra

Denilde Oliveira Holzhacker (ESPM-SP)
As Elites na América do Sul e Mercosul
Palestra

Encerramento

LANÇAMENTO DO LIVRO:

“Brasil: Múltiplas Identidades”, resultado da primeira edição do evento. Uma publicação da Alameda Editorial e ESPM, com apoio do Globo Universidade.

Com a participação de Ricardo Zagallo Camargo (org.)