Você está aqui

Palestrantes

O Brasil na novela

Maria Immacolata Vassalo de Lopes

Professora Titular da Escola de Comunicações e Artes da USP, coordenadora do Centro de Estudos de Telenovela da USP e também diretora da Revista MATRIZes. Atua nas áreas de epistemologia e metodologia da comunicação, recepção e ficção televisiva, sendo fundadora e coordenadora do OBITEL (Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva) e da rede de pesquisa OBITEL-Brasil. É pesquisadora 1A do CNPq.

 

Márcia Perencin Tondato

Doutora em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Mestre em comunicação pela UMESP (1998). É docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Consumo da ESPM-SP. Pesquisadora do OBITEL (Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva). Membro da Rede CRICC - South African Critical Research in Consumer Culture Network. Atualmente, é pós-doutoranda em comunicação da UnB.

 

Maria Aparecida Baccega

Livre Docente em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Decana do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Consumo da ESPM-SP. Fundadora e editora da revista Comunicação & Educação (USP; Paulinas) de 1994 a 2003 da qual hoje é Membro do Conselho Editorial e da Comissão de Publicação. Coordenadora Honorária do Centro de Pesquisa de Telenovela e do Centro de Pesquisa Comunicação e trabalho, ambos da USP. Coordenadora do OBITEL (Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva). Autora de artigos e capítulos de livros no campo comuicação e educação.

 

Julio Cesar Fernandes

 

Julio Cesar Fernandes é graduado em Comunicação Social, tem experiência em produção e roteiro em rádio, televisão e mídiaout-of-home. Já atuou nas emissoras de TV Cultura, Bandeirantes e, desde 2009, está na TV Globo, onde ocupa atualmente o cargo de coordenador de operações do Jornalismo. Mestre em Comunicação com ênfase em memória televisiva pela UMESP e autor do livro “A memória televisiva como produto cultural”.

O Brasil Criativo

 

Luciana Pegorer

Diretora Executiva, Associação Brasileira da Música Independente (ABMI). Flautista, com 21 anos de experiência na indústria da música.Trabalhou por 7 anos na Warner Music Brasil. Fundou em 2003 a gravadora Delira Música (www.deliramusica.com) especializada nos repertórios clássico, jazz e blues. Participa da WIN (entidade internacional com sede em Londres que congrega todas as associações comerciais do mercado fonográfico independente mundial) como representante da ABMI. É consultora da Warner nos lançamentos de clássicos e jazz.

 

Carla Esmeralda

Produtora e consultora especializada em desenvolvimento de projetos culturais e produtos audiovisuais. Foi consultora para a primeira Comissão de Seleção de Projetos Interculturais das Fundações Rockefeller e MacArthur. Organizou, entre outros eventos, o Documenta Fórum Internacional de Documentários (2001, 2002 e 2003). Desde 2003 dirige, em parceria com Carla Camurati, o Festival Internacional de Cinema Infantil. Em 2010, junto com Associação Brasileira de Produtores Independentes de Televisão (ABPITV), criou o RioContentMarket, evento internacional sobre produção de conteúdo audiovisual, do qual é sócia e curadora.

Fabio Pesavento

Professor e pesquisador da ESPM-Sul. Possui graduação em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002), mestrado em economia pela Universidade Federal Fluminense (2005) e doutorado pela mesma instituição em 2009. Tem experiência na área de história econômica e economia institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: economia brasileira no século XVIII, teoria institucional e cliometria.

                                        

Rodrigo Carvalho

Coordenador do  Núcleo de Economia Criativa da ESPM Rio e do Curso de Certificação em Negócios Sociais ESPM YUNUS. Doutorando em Engenharia de Produção (Coppe/UFRJ), Mestre em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão e Inovação pela Coppe/UFRJ, Especialista em Gestão do Conhecimento e Inteligência Empresarial (Coppe/UFRJ), formado em Economia (UFRJ) e Geografia (UFF), é co-fundador da Hélice Consultoria, onde coordenou projetos de planejamento de PMEs Inovadoras para algumas das principais incubadoras de empresas do país, como C.E.S.A.R, Porto Digital e COPPE/UFRJ. É consultor do SEBRAE/RJ. Desenvolveu atividades para a gerência de Gestão da Inovação da VALE.

O Brasil entre gerações

Rose de Melo Rocha

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM. Dedica-se à investigação das relações entre consumo e cena midiática, sob dois enfoques prioritários: as culturas juvenis brasileiras e as políticas de visibilidade contemporâneas. Participa do Grupo de Trabalho CLACSO Juventud y nuevas prácticas políticas en América Latina (2011-2013).

                                        

Iara Silva da Silva

Doutora em Comunicação Social (2006) pela PUC-RS. Professora na ESPM/RS, nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Pesquisadora no campo do Marketing e da Comunicação com foco na questão das marcas e do mercado B2B. Tem experiência na gestão das áreas de Marketing e Comunicação. Realiza na ESPM pesquisa sobre casais "ninho vazio".
                                       
                                         

Carlos Henrique Ximenes de Melo

Advogado diplomado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, foi presidente do Unibanco Previdência Privada; atualmente é membro do Conselho da ABDIM e da AACD e diretor-presidente do projeto Itaú Viver Mais.
Veja entrevista sobre o projeto: http://portaldoenvelhecimento.org.br/index.php/entrevistas/item/2265-car...

O Brasil visto de fora

Daniela Khauaja

Doutora e mestre em Administração de Empresas pela USP, Daniela Khauaja fez também MBA pela Western International University de Londres. Atualmente, é coordenadora acadêmica da área de marketing da pós-graduação da ESPM. Atuou em empresas como Ambev, Unilever e Boehringer-Ingelheim. Palestrante, consultora e pesquisadora nas áreas de marketing e branding, tem diversos artigos publicados em livros e revistas acadêmicas. Em 2011,desenvolveu a pesquisa “Internacionalização das marcas brasileiras” pelo Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM).

 

Paulo Nassar

Professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde coordena o Curso de Relações Públicas, o Grupo de Estudos de Novas Narrativas (GENN ECA-USP) e leciona no Programa de Pós-GraduaçãoStricto Sensu. É diretor daRevista Comunicação Empresariale autor dos livrosO que é Comunicação EmpresarialeRelações Públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações, entre outros. É idealizador do Brazilian Corporate Communications Day, organizado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE), da qual é diretor-presidente.

 

Rose Lee Hayden

Rose Lee Hayden é escritora e consultora internacional, com mais de quarenta anos de experiência nos setores público e privado. Autora do livro “A literatura infantil de Monteiro: uma pedagogia para o progresso”. Possui PhD pela Michigan State University, PhD honorário pela Eastern Michigan University e Mestrado em International Affairs pela Columbia University. Trabalhou em inúmeros projetos internacionais, incluindo atividades de importação e exportação com o Brasil, e iniciativas de relações públicas para as marcas Smirnoff, American Express e Consumer Energy Council of America, entre outras. Foi Diretora do Office of U.S. Government Exchanges Policy (Fulbright) e presidiu o conselho diretivo do LASPAU (Latin American Scholarship Program of American Universities) sediado em Harvard.

 

Vander Casaqui

Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade de Comunicação Social Casper Líbero (1994), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Ciências da Comunicação pela USP. Realizou estágio de pós-doutoramento na FCSH-UNL - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (2013), com bolsa CAPES. Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM, onde desenvolve e orienta pesquisas sobre as representações do mundo do trabalho na comunicação midiática. Líder do Grupo de Pesquisa NICO - Comunicação, Narrativas e Imagens do Consumo - ESPM, com Rose de Melo Rocha. Pesquisador associado ao CESNOVA/FCSH - Universidade Nova de Lisboa.

O Brasil visto do cone sul: miradas

Maria Izabel Mallmann

Doutora em Ciência Política pela Sorbonne Nouvelle Paris III (1994) e pós-doutorado realizado no Instituto de Relações Internacionais da Univesidade de Brasília (2008). É professora adjunta e pesquisadora junto ao Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Leciona e pesquisa temas de Relações Internacionais, com ênfase em Organizações Internacionais, Cooperação e Integração Regional e Política Sul-americana.
                                                     

Raul Rojo 

Doutor em Sociologia pela Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (1991). Foi titular da Chaire des Amériques da Université de Rennes 2 (2008). Participou de estagio junto ao Parlamento Europeu, o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem e o Tribunal de Justiça das Comunidades Européias (1998). Atualmente é Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pesquisador Associado do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) da França. Lidera no Brasil o Grupo de Pesquisa Magistratura, Sociedade e Política.
                                       

Denilde Oliveira Holzhacker

Doutora em Ciência Política pela USP (2006). Foi Professora Visitante no Bentley University (EUA) (2007-2008). Participou do Global Fellow Program (2007-2009) do Institute for Higher Education (EUA). Foi coordenadora do curso de Relações Internacionais das Faculdades Integradas Rio Branco (2012-2013). Desde 1994 integra a equipe de pesquisadores do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP. É professora no curso de Relações Internacionais da ESPM-São Paulo.