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Projetos 2006-2016

2016

As contribuições do Big data para competitividade das empresas brasileiras

Período

Agosto/2016 – Junho/2017

Resumo

O objetivo principal dessa pesquisa é entender como as empresas brasileiras utilizam Big Data e modelar seu possível impacto na competitividade. Este objetivo principal é detalhado nos seguintes objetivos específicos:

- Desenvolvimento de um framework conceitual para exploração do Big Data utilizando as ferramentas de Digital Analytics;

- Aplicação do framework em múltiplos estudos de caso para elaboração de hipóteses que relacionem Big Data com a geração de vantagem competitiva;

- Proposição de um modelo quantitativo que mensure o impacto do Big Data na competitividade das empresas brasileiras.

Pesquisador

Claudio Oliveira (ESPM SP) - coliveira@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave: Big data; digital analytics; estratégia; presença digital

 

À procura da autenticidade: a autenticidade nas ações de responsabilidade

Período

Agosto/2016 – Junho/2017

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar em que medida as ações de responsabilidade empresarial influenciam a autenticidade da marca.

Testar como as dimensões de responsabilidade empresarial (clientes, funcionários, meio ambiente e comunidade) podem influenciar a percepção de autenticidade das marcas.

Examinar como a congruência (vs. incongruência) entre as dimensões de responsabilidade empresarial influencia na autenticidade das marcas

Pesquisador

Diego Costa Pinto (ESPM SUL) - diego.pinto@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave:  branding, autenticidade da marca, responsabilidade empresarial (CSR), sustentabilidade.

 

Ativando a nostalgia: mobilização das audiências, memória da ida ao cinema e estratégias institucionais nos casos do Circuito Estação Cine Vaz Lobo e Cine Belas Artes

Periodo

Agosto/2016 a Junho/2017

Resumo

O objetivo desta pesquisa é pesquisar o papel do ativismo das audiências na promoção de engajamentos coletivos em prol da reabertura ou conservação/ proteção de cinemas de rua e as instrumentalizações da memória da ida ao cinema. Nossos objetos de estudo específicos são os casos da mobilização social Apoio ao Grupo Estação!, que agiu contra o desaparecimento do circuito de cinemas Estação, no Rio de Janeiro; a militância liderada pelos membros do Movimento Cine Vaz Lobo: Preservação, Cultura e Memória em benefício da proteção patrimonial e da reativação das atividades culturais do Cine Vaz Lobo, no Rio de Janeiro; e o processo de reabertura e patrimonialização do Cine Belas Artes que transcorreu por meio da ativa participação de frequentadores do cinema organizados no âmbito do Movimento Cine Belas Artes

Pesquisadora

Talitha Ferraz (ESPM RJ)  - talitha.ferraz@espm.br - CV Lattes

Palavra-chave: Reabertura de cinemas; ida ao cinema (cinemagoing); consumo cinematográfico; nostalgia; memória

 

Inovação reversa das subsidiárias estrangeiras no Brasil, China e Índia

Periodo

Agosto/2016 a Junho/2017

Resumo

O objetivo central do projeto é analisar a inovação reversa das subsidiárias estrangeiras de multinacionais oriundas de países desenvolvidos instaladas no Brasil, China e Índia. Na premissa que uma inovação reversa é aquela típica de mercados emergentes, o primeiro objetivo é delimitar o que é uma inovação típica de mercado emergente. Uma vez delimitado o conceito, o segundo objetivo consiste em construir, validar e testar uma escala para a mensuração das inovações típicas de mercados emergentes, que virão a ser potenciais inovações reversas.

Pesquisador

Felipe Mendes Borini (ESPM SP)  - fborini@espm.br - CV Lattes

Palavra-chave: inovação reversa, subsidiárias, mercados emergentes

 

 

O consumo dos arranjos familiares paulistas: um estudo dos casais de ninho vazio

Período

Agosto/2016 á Junho/2017

Resumo

Este projeto insere-se na área temática de interfaces comunicação e consumo proposta pelo CAEPM, pois estuda as práticas de consumo dos casais ninho vazio e o seu imbricamento com os estilos de vida desse segmento, em duas metrópoles brasileiras – São Paulo e Porto Alegre. Essa proposta justifica-se, em primeiro lugar, por se tratar de um estudo “guarda-chuva” acerca do consumo das famílias, que as  autoras iniciaram em 2011, através de uma pesquisa sobre os novos arranjos familiares – o consumo dos casais DINC. os conteúdos que se pretende abordar neste estudo – ciclo de vida da família, consumo, estilo de vida, envolvimento com produtos e marcas constituem-se em temáticas centrais dos estudos sobre comportamento do consumidor, uma das linhas de pesquisa que esse programa se propõe a tratar. Salienta-se ainda que a temática do consumo e as suas relações com os estilos de vida são objetos de estudo nos programas de pós-graduação da ESPM/SP – Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor e Mestrado e Doutorado em Comunicação e Consumo. Essa convergência de interesses pode estimular o desenvolvimento de pesquisas envolvendo pesquisadores dessas unidades da ESPM. 

Pesquisadoras

Iara Silva (ESPM-Sul) - isilva@espm.br - CV Lattes

Liliane Rohde (ESPM-Sul) - lrohde@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave: arranjos familiares; casais ninho vazio; consumo; estilo de vida; marcas 

 

2015

As novas práticas de consumo alimentares femininos no Século XXI

Período

Agosto/2015 – Junho/2016

Resumo

O objetivo desse projeto é conhecer e avaliar os saberes alimentares  das mulheres – dos 25 aos 70 , classes A e  B – e compreender as transformações contemporâneas nas práticas de consumo relacionadas à alimentação funcional e à construção estética corporal feminina  O estudo é composto por um  levantamento documental composto por anúncios publicitários, capas, matérias e/ou editorias veiculados em revistas femininas, entre 2010 e 2015 , que tratam dos temas: Alimentação, Dietas e Corpo, com a intenção de compreender o diálogo entre a mídia e a leitora; e a aplicação de uma pesquisa qualitativa – sendo: com 30 mulheres  das classes A e B, divididas em três grupos distintos: 10 na faixa etária de 40 e 50 anos; 10 na faixa de 50 a 60 anos e 10 entre  60 e 70 anos.

Selma Peleias Felerico Garrini (ESPM SP) - sfelerico@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave: 

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa


As relações entre empresas e governo no Brasil: motivações e práticas corporativas na agenda brasileira de negócios internacionais

Período

Agosto/2015 – Junho/2016

Resumo

Este projeto tem como objetivo analisar as relações entre empresa e governo no Brasil na agenda brasileira de negócios internacionais, tendo como fio condutor de reflexão as motivações e as práticas corporativas realizadas no País para influenciar a formulação e a aplicação de políticas governamentais direcionadas à internacionalização. Nesse sentido, será realizado um survey a ser aplicado junto a empresas nacionais e estrangeiras no Brasil, permitindo, assim, compreender os motivadores e as práticas adotadas pelo setor empresarial visando influenciar o Governo brasileiro na implementação de ações institucionais que garantam vantagens competitivas para os seus negócios internacionais ou preservação de sua posição no mercado interno frente aos concorrentes estrangeiros. 

Pesquisadores

Diego Bonaldo Coelho (ESPM SP) - diego.coelho@espm.br - CV Lattes

Denilde Holzhacker Oliveira (ESPM SP  - dholzhacker@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave: Atividades políticas corporativas; estratégias empresariais, negócios internacionais, políticas governamentais

Sumário Executivo

Projeto de Pesquisa


Comunicação, consumo e memória: da cena Cosplay a outras teatralidades

Período

Agosto/2015 a Junho/2016

Resumo

configura-se como um desdobramento do projeto de pesquisa Chamada MCTI/CNPq/MEC/CAPES n.18/2012, finalizada em dezembro de 2014. A pesquisa atual objetiva investigar as relações estabelecidas entre a cena cosplay e as cenas furry, fairy, medievalista e steampunk, coletivos juvenis que frequentam a cena cosplay e também fazem uso da performance e conferem à cidade certa teatralidade pública graças ao consumo e à circulação de formas estéticas materializadas em seus indumentos e acessórios. Procura-se compreender como as teatralidades destas cenas podem ser constituídas, quais características são igualadas às das cenas cosplay e quais são diferentes e, como estão acionados os nexos entre consumo midiático-material e a memória cultural, tendo em vista, que todas as cenas, incluindo a cosplay, valem-se da construção de temporalidades e espacialidades do passado por meio da representação de um outro. Propõe-se, por meio da pesquisa de campo, uma cartografia, nas capitais da região sudeste do país, dos eventos em que estes coletivos se manifestam, assim como pesquisa bibliográfica voltada às discussões sobre consumo, memória e juventudes para o entendimento destas teatralidades urbanas na produção de identidades, identificações, diferenças, relações sociopolíticas e experiências estéticas.  Vale dizer que a presente pesquisa está contemplada pela Chamada Ciências Humanas, Sociais, Sociais Aplicadas n.22/2014.

Pesquisadores

Mônica Rebecca (ESPM SP) - monicarfnunes@espm.br - CV Lattes

Caroline Paschoal Sotilo (PUC SP) - CV Lattes

Cynthia Arantes Ferreira Luderer (PUC SP) - CV Lattes

Marco Antonio Bin - CV Lattes

Palavras-chave

Cena cosplay; teatralidades juvenis; memória; comunicação; consumo.

Sumário Executivo


Consumo cultural híbrido juvenil: diferentes plataformas midiáticas, globais e locais, nas diversas experiências estéticas do consumo, como mecanismos de encontros cosmopolitas

Período 

Agosto/2015 a Junho/2016

O projeto “Consumo cultural híbrido juvenil” é integrante de um projeto denominado “Cosmopolitismos Juvenis no Brasil”, desenvolvido em parceria com a França, Brasil, Israel e Canadá, para análise comparativa entre o consumo cultural e a cultura global dos jovens desses países. Esse projeto aqui apresentado busca problematizar o consumo cultural híbrido juvenil, concentrado nos meios digitais, articulado a contextos de cosmopolitismo. A principal pergunta que se propõe é: como ocorreriam encontros cosmopolitas (aqueles que permitem o desenvolvimento de uma visão do Outro) para os jovens brasileiros, a partir do consumo cultural híbrido (tanto global, quanto local, tanto na realidade híbrida do ciberespaço quanto da cibercultura)? 

Pesquisadores

Wilson Roberto Bekesas (ESPM SP) - wbekesas@espm.br - CV Lattes

Renato Vercesi Mader (ESPM SP) - rmader@espm.br - CV Lattes

Viviane Riegel (Goldsmiths College / ESPM-SP) ) - viviane_riegel@terra.com.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo cultural; Cosmopolitismo; Hibridismo; Cibercultura; Jovens

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa


Internacionalização de empresas em tempos de crise: as experiências adotadas em subsidiárias estrangeiras

Periodo

Agosto/2015 a Junho/2016

Resumo

A literatura vem clamando por um número maior de pesquisas que analisem longitudinalmente o impacto das recentes crises econômicas na internacionalização de empresas. No intuito de preencher esta lacuna, este estudo pretende utilizar dados longitudinais em nível de subsidiária estrangeira, para investigar quais as estratégias de internacionalização adotadas por empresas multinacionais em tempos de crise. A base teórica considera a literatura sobre flexibilidade estratégica, visão baseada em recursos, competências e capacidades dinâmicas, gestão de expatriação, modos de entrada, pós-entrada, desinvestimento e expansão internacional. Os resultados obtidos nesta pesquisa possibilitarão um maior aprendizado às empresas que poderão auxiliar nas decisões de acesso aos mercados estrangeiros e no desenvolvimento de operações internacionais, particularmente em período de crise.

Pesquisador

Mário Henrique Ogasavara (ESPM SP)  - mario.ogasavara@espm.br - CV Lattes

Palavra-chave

Internacionalização de empresas; Crises econômicas; Subsidiárias estrangeiras; Empresas multinacionais.

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa


Metodologias ativas, semiótica e processo de ensino e aprendizagem em design

Período

Agosto de 2015 a dezembro de 2016 

Resumo

A pesquisa visa explorar como a competência leitora pode ser desenvolvida, no curso de design, para mobilizar a análise de textos visuais em diferentes estágios de compreensão. Para isso, será elaborado um caderno pedagógico com atividades que criam percursos de sentido impulsionados por uma postura reflexiva, resultado da associação entre a Aprendizagem Baseada em Problemas e a Pedagogia por Projetos.

Pesquisadores

Joseane de Mello Rucker (ESPM-SUL) - jrucker@espm.br - CV Lattes

Andréia Scheeren (IFSC – SC) - CV Lattes

Palavras-chave

Semiótica Greimasiana, Leitura e Produção Textual, Metodologias Ativas de Aprendizagem

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa


Metodologias ativas no ensino de gerenciamento de projetos: uma abordagem com o uso de dinâmica de sistemas e simulação

Período

Agosto de 2015 a dezembro de 2016 

Resumo

Este projeto de pesquisa reflete os esforços da instituição em desenvolver metodologias ativas no ensino. O objetivo desta pesquisa é desenvolver uma plataforma ativa on-line de simulação baseada na metodologia de Dinâmica de Sistemas (DS) para uso de estudantes, pesquisadores e gestores da área de administração envolvidos com o tema de Gerenciamento de Projetos. O uso de modelos de DS em sala de aula permite uma maior clareza no entendimento do comportamento de sistemas a partir de uma linguagem gráfica (diagramas causais), facilitando a construção do conhecimento e uma visão crítica-reflexiva do aluno a um dado problema.

Pesquisadores:

Júlio César Bastos de Figueiredo (ESPM SP) - jfigueiredo@espm.br - CV Lattes

Igor Jordano Cassemiro Gondim (Aluno Doutorado ESPM SP) - CV Lattes

Palavras-chave

Metodologia ativa, gerenciamento de projetos, dinâmica de sistemas

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa


Novos negócios em jornalismo: limites e possibilidades

Período

Agosto/2015 à Dezembro de 2016

Resumo

A pesquisa pretende mapear e analisar as características de empreendimentos em jornalismo que tenham um modelo de negócio inovador, diferenciado em relação à grande mídia tradicional no estado do Rio Grande do Sul. Para tanto realizar uma série de entrevistas com os jornalistas que estão à frente desses novos negócios para compreender as características dessas empresas, seus propósitos e produtos.11 teve textos publicados com ótimos resultados.

Pesquisadores

Ângela Ravazollo (ESPM-Sul) – aravazzolo@espm.br - CV Lattes

Karine Moura Vieira (UFSM) - karine.vieira@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Jornalismo; novos negócios; empreendedorismo, prática jornalística; entrevista.

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa


O efeito moderador da Educação Financeira sobre a Relação entre Materialismo e Inadimplência de Consumo

Período

Agosto/2015 à Dezembro/2016

Resumo

O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar a relação entre educação financeira, materialismo e inadimplência entre consumidores brasileiros de classe média. Especificamente, analisar-se-á se a educação financeira serve como variável moderadora da relação entre materialismo e inadimplência. Dados serão coletados  junto a consumidores brasileiros de cinco regiões (Sul, Sudeste, Centro Oeste, Norte e Nordeste). Os resultados esperados são contribuições acerca de quais fatores induzem algumas pessoas a contrair e utilizar crédito mais intensamente que outras; e quais fatores influenciam a inadimplência.

Pesquisadoras

Mateus Canniatti Ponchio (ESPM SP) – mponchio@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Classe média, comportamento do consumidor, educação financeira, inadimplência, materialismo, vulnerabilidade de consumo.

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa


O que consome os que não consomem? Ativistas, alternativos, engajados

Período

Agosto/2015 a Junho/2016

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo mapear e analisar concepções e práticas de comunicação e consumo de ativistas brasileiros que assumem posturas críticas ou alternativas às sociedades midiáticas e do consumo. Ativistas e engajados embora, de modo geral, rechacem dinâmicas e lógicas de funcionamento do capitalismo e, por exemplo, das indústrias culturais, são usuários de diferentes ferramentas comunicacionais e tecnológicas e adotam práticas de consumo não-hegemônicas. Como estes sujeitos percebem a estas práticas? A crítica ideológica resulta efetivamente em que tipo de prática e/ou hábito de consumo material e cultural? Como relacionam comunicação, consumo, juventude e ação política? Para responder a estas questões utilizamos um protocolo metodológico multi-plataforma, incluindo pesquisa bibliográfica, questionário semi-estruturado, entrevistas em profundidade e etnografias do consumo. Nosso referencial teórico pressupõe: a distinção entre consumo e consumismo; a problematização da noção de cidadania pelo consumo; a reflexão sobre a juventude como condição sócio-histórica mutável; a análise crítica das novas formas de engajamento, ação política e identidade no capitalismo contemporâneo, subjetivista e midiático. Nesta primeira etapa, nos centraremos em atores sociais que vivem na cidade de São Paulo.

Pesquisadoras

Rose de Melo Rocha (PPGCOM-ESPM) - rrocha@espm.br - CV Lattes

Simone Luci Pereira (PPGCOM-ESPM) - simone.pereira@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Comunicação e consumo; ativismo; práticas políticas; juverntudes

Sumário executivo

Projeto de pesquisa


Práticas de inteligência competitiva

Período

Agosto/2015 a Junho/2016

Resumo

A pesquisa visa identificar diferentes conceitos e práticas de Inteligência Competitiva aplicados pelas empresas varejistas de médio e grande porte em atuação no Brasil. Para tanto, pretende apurar o nível de conhecimento acerca do termo Inteligência Competitiva, apontar diferentes conceitos e visões, identificar as práticas mais comuns, apurar a frequência com que a atividade é desenvolvida nas empresas e identificar a estrutura destinada para o desempenho da atividade.

Pesquisadora

Adalberto Escalona Gonçalves Garcia (ESPM-SUL) – agarcia@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Estratégia Empresarial; Inteligência Competitiva; Competição.

Sumário executivo

Projeto de pesquisa


Quando a memória define a pauta

Período

Agosto/2015 á Junho/2016

Resumo

A pesquisa pretende se debruçar sobre três iniciativas de resgate e tratamento de memória por parte de alguns veículos jornalísticos brasileiros - Memória Globo, Memória O Globo, Acervo Estadão. O interesse é estudar como estes projetos de memória se articulam com a produção de notícias pelos veículos jornalísticos que os mantêm. O que significa produzir memória no contexto de uma empresa que trabalha com notícia?

Além de funcionarem como resgate e preservação da história dos veículos, reforçando ou estabelecendo uma determinada identidade, e de serem “lugares de memória”, expressão do historiador francês Pierre - lugares físicos ou não onde as pessoas, os grupos sociais ou até mesmo uma sociedade inteira podem ancorar sua memória, face ao fenômeno da aceleração da história que faz com que o presente se torne cada vez mais volátil -, estes espaços também operam na reconstrução do passado e estabelecem novos critérios para definição do que é notícia.

Pesquisadora

Lucia Maria Marcellino Santa Cruz (ESPM-RJ) – @espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Jornalismo, Memória, Memória Jornalística, Critérios de noticiabilidade, Lugares de Memória

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa

 

2014

Despesas em propaganda no Brasil e sua interligação com a economia internacional

Período

Agosto/2014 – Junho/2015

Resumo

O bom desempenho da economia brasileira nos últimos anos tem proporcionado crescimento de vários setores, entre eles o mercado publicitário. Este movimento pode ser explicado pela expansão do mercado interno, em especial pela baixa taxa de desemprego e pela expansão do crédito doméstico. Evidentemente, o comportamento do mercado publicitário está condicionado não apenas pelo desempenho do mercado interno, mas também pelo comportamento macroeconômico de outros países. Nesse sentido, o objetivo principal da pesquisa é testar o Princípio da Constância Relativa (PCR) no contexto da economia internacional, controlando para os vários fatores (observados e não observados) que podem influenciar o desempenho do mercado publicitário. Com um painel de dois períodos para 50 países, o estudo utiliza um modelo de regressão múltipla de efeitos fixos comdummies, controlando para a heterogeneidade e fatores não observados na amostra. Os resultados do trabalho contribuem para contextualizar o desempenho do mercado publicitário brasileiro junto à economia internacional na década de 2000.

Pesquisadores

Fábio Pesavento (ESPM SUL) - fpesavento@espm.br - CV Lattes

André de Mattos Marques (UFPM) - CV Lattes

Palavras-chave

Economia internacional; propaganda; efeitos fixos; Princípio da Constância Relativa.

Sumário Executivo


Elaboração de um Índice de Maturidade Online Baseado em Digital Analytics

Período

Agosto/2014 a Junho/2015

Resumo

O Índice de Maturidade Online pretende sintetizar o grau de aderência entre as variáveis de Digital Analytics e os negócios gerados pelas empresas. Digital Analytics é a prática de se analisar os dados digitais provenientes de sites, mídias sociais e apps com a finalidade de melhorar a performance dos negócios. Empresas como o Google, tem conseguido extrair valor deste tipo de análise para lançar novos serviços e aumentar seu valor de mercado, no entanto, existe uma série de desafios para se chegar neste nível de utilização dos dados. A presente pesquisa visa auxiliar as empresas neste desafio detalhando uma metodologia para que as empresas aumentem sua maturidade no uso das variáveis de Digital Analytics. Para tanto, será realizado um estudo de caso utilizando a própria ESPM para geração deste índice de maturidade online.

Pesquisadores

Claudio Luis Crus de Oliveira (ESPM SP Media Lab) - CV Lattes

Vinicius Andrade Pereira (ESPM SP Media Lab) - CV Lattes

Luciana Correa Bolzani (ESPM SP Media Lab) - CV Lattes

Luan Henrique Santiago de Araújo (Bolsista PIC ESPM SP) - CV Lattes

Palavras-chave

Índice de Maturidade Online, Digital Analytics, E-business

Sumário Executivo


O consumo e o ensino da publicidade por meio de obras literárias

Período

Agosto/2014 a Junho/2015

Resumo

A pesquisa visa discutir a produção do discurso publicitário (em especial, a sua poética) e o consumo (entendido como uma prática sociocultural complexa e abrangente), a partir de narrativas literárias. Romances, contos, crônicas e poemas de escritores brasileiros e estrangeiros, clássicos e contemporâneos, serão retextualizados para o estudo das lógicas produtivas da publicidade e para a elaboração de material didático como suplemento de leitura, cases de propaganda, desafios práticos utilizado em sala de aula nos cursos de graduação de Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Comunicação.

Pesquisadores

João Anzanello Carrascoza (ESPM SP) - CV Lattes

Maria Irene Carballido Romero (ESPM SP) - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, publicidade, literatura, ensino

Sumário Executivo


 

Marcas e Sustentabilidade: Quando a sustentabilidade beneficia a marca?

Período

Agosto/2014 a Junho/2015

As empresas são incentivadas cada vez mais a investir em ações de sustentabilidade. No entanto, esta pesquisa sugere que nem todas as marcas se beneficiam igualmente dos esforços de sustentabilidade. Esta pesquisa tem como objetivo identificar em que medida o conceito das marcas influenciam o consumo sustentável e na percepção de marca. Esta pesquisa complementa achados de estudos anteriores sobre os esforços de sustentabilidade e seu potencial impacto sobre o consumo sustentável. Em particular, esta pesquisa demonstra que o investimento em ações de sustentabilidade é positivo para algumas marcas, mas não para todas.

Pesquisadores

Diego Costa Pinto (ESPM SUL) - diego.pinto@espm.br - CV Lattes

Dilney Albornoz Gonçalves (IE University - IE Business School, Espanha) - dilney.goncalves@ie.edu - CV Lattes

Márcia Maurer Herter, Doutoranda (Neoma Business School, França) - marcia_herter@yahoo.com.br - CV Lattes

Palavras-chave

Marcas, sustentabilidade, responsabilidade empresarial, comportamento do consumidor.

Sumário Executivo


Gestão da Diversidade e inovação organizacional

Periodo

Agosto/2014 a Junho/2015

Resumo

Pesquisa qualitativa, ancorada no método grounded theory, com organizações brasileiras e internacionais que desenvolvem projetos inovadores. Neste trabalho se busca estudar como o fator humano, em especial a diversidade percebida, impacta processos e resultados entendidos pela organização como inovadores. Como aporte teórico se recorre à Psicologia Cultural e a Gestão da Diversidade para leitura da interação humana em espaços organizacionais específicos. Serão feitas entrevistas individuais com gestores e, em grupo focal, com a equipe desses projetos.

Pesquisador

Victor de la Paz Richarte Martinez (ESPM-SP)  - victor.martinez@espm.br - CV Lattes

Palavra-chave

Gestão da diversidade, inovação organizacional, gestão de pessoas,groundedtheory, psicologia cultural e multiculturalidade.

Sumário Executivo


A Mobilidade Acadêmica Internacional Sul-Sul - a experiência da UNILA

Período

Agosto/2014 a junho/2015 

Resumo

O tema do projeto de pesquisa em tela está em sintonia com o processo de internacionalização da educação superior, atendo-se particularmente, ao fenômeno da mobilidade acadêmica internacional. A abordagem proposta se distancia de uma leitura apologética do fenômeno uma vez que as escolhas teóricas estão alinhadas a autores que contribuíram para problematizar a globalização, argumentando as possibilidades de se construir uma outra globalização (SANTOS, 2000) porque contra-hegemônica (SANTOS, 2005) e autores que problematizaram a universidade operacional (CHAUÍ, 1999) na busca de resgatar a universidade necessária (RIBEIRO, 1975) e emancipadora (TRINDADE, 2012; SANTOS, 2005), capaz de equilibrar qualidade acadêmica (qualidade formal) e qualidade política (DEMO, 2002). Por isso mesmo, pretende-se investigar a mobilidade acadêmica vivenciada por professores e estudantes internacionais que buscaram na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) a realização de um séjour de estudo e trabalho. Para tanto, as pesquisadoras pretendem resgatar da vivência dessa experiência de formação (bildung, nos termos utilizados por Cicchelli, 2012), na busca de apreender os significados impressos pelos atores sociais implicados que permitam fundamentar a construção de uma rede de significados capaz de articular uma concepção renovada de universidade e uma experiência de mobilidade acadêmica qualitativa porque transformadora. Para tanto, fará uso dos recursos abertos pelo método de estudo de caso único, explorando múltiplos recursos metodológicos (pesquisa bibliográfica, documental e de campo). Na pesquisa de campo combinará distintas técnicas no processo de coleta (aplicação de questionários, realização de grupos de foco, desenvolvimento de entrevistas em profundidade). Na etapa de tratamento dos materiais coletados combinará análise descritiva dos dados e análise de conteúdo temática, em um processo de construção do conhecimento em espiral, inspirado pelo conceito de espiral do conhecimento, proposto por Jerome Bruner (1999).  

Pesquisadores

Manolita Correia Lima (ESPM-SP) -  mclima@espm.br - CV Lattes
Gisele Ricobom (UNILA-PR) - gisele.ricobom@unila.edu.br - CV Lattes
Lilian Soares Outtes Wanderley (UFPE-PE) - l.wanderley@uol.com.br - CV Lattes
Claudia Cristiane dos Santos Silva (ESPM-SP) – claudia@espm.br - CV Lattes
Rosilene Carla Vieira (ESPM-SP) - vieira_rosi2@hotmail.com - CV Lattes

Palavras-chave

Internacionalização da Educação Superior; Mobilidade Acadêmica Internacional; Globalização Contra-Hegemônica da Universidade; Microutopia Universitária; Universidade Federal da Integração Latino-Americana. 

Sumário Executivo


Jornalismo guiado por Dados e Democracia: as novas ferramentas de investigação jornalística e sua contribuição para o processo de accountability político no Brasil

Período

Agosto/2014 a junho/2015 

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar de que maneira as técnicas e ferramentas do Jornalismo de Dados, ou Data Journalism, vêm sendo utilizadas nos principais veículos jornalísticos do Brasil, assim como identificar a natureza dos temas sendo tratados e as formas de apresentação dessas reportagens.

Pesquisadores:

Fábio Vasconcellos (ESPM Rio) - fabio.vasconcellos@espm.br - CV Lattes

Leonardo Mancini (ESPM Rio) - lmancini@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Jornalismo Guiado por Dados; Informação; Agenda Pública; Visualização; Reportagem;

Sumário Executivo


Sistemas para o ciberjornalismo: produtos e aplicativos para o jornalismo contemporâneo

Período

Agosto/2014 a Junho/2015

Resumo

Pesquisadora

Carla Schwingel (ESPM-SP) - carla.schwingel@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave:

2013

Práticas pedagógicas no ensino de criação publicitária

Período

Maio de 2013 à Maio de 2014

Resumo

A pesquisa visa observar o ensino de criação publicitária em diversas universidades espalhadas pelo Brasil, identificando os procedimentos didático-pedagógicos e as estratégias de ensino. Para isso a pesquisa se baseia em gravações de diversas aulas para a coleta de dados que serão cuidadosamente analisados depois. Essa pesquisa é na verdade a continuação de uma pesquisa de 2011, que foi financiada pelo Núcleo de Pesquisas e Publicações (NuPP) da Escola Superior de Propaganda e Marketing Sul (ESPM Sul), intitulada “O mercado publicitário em sala de aula: um olhar discursivo sobre o ensino de criação publicitária”. Essa pesquisa de 2011 teve textos publicados com ótimos resultados.

Pesquisadores

Fábio Hansen (ESPM-Sul) – fhansen@espm.br - CV Lattes

Juliana Petermann (UFSM) - CV Lattes

Rodrigo Stéfani Correa (UFPE) - CV Lattes

Palavras-chave

Criação publicitária, ensino, sala de aula, comunicação

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa

Licença


O consumo dos arranjos familiares gaúchos: um estudo dos casais ninho vazio

Período

Maio de 2013 à Abril de 2014

Resumo

O alvo da pesquisa são os casais de ninho vazio que os filhos já saíram de casa, pertencentes à classe A ou B que residem em Porto Alegre. O objetivo é entender as práticas de consumo desses casais, que produtos preferem, a relação desses casais com as marcas que preferem e até seu estilo de vida.

Pesquisadoras

Iara Silva (ESPM-Sul) – isilva@espm.br - CV Lattes

Liliane Rohde (ESPM-Sul) - lrohde@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, casais ninho-vazio, práticas de consumo, estilo de vida

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa

Licença

 


Os modos de ver, tratar e consumir a beleza feminina na juventude

Período

Abril de 2013 à Março de 2014

Resumo

A pesquisa teve início de fato em 2011, quando foi pesquisada a percepção que as mulheres das classes A e B, entre 20 e 45 anos, têm das revistas Nova e Boa Forma e registrar as mudanças no comportamento do consumo estético e corporal feminino. Em 2012 foi desenvolvido o estudo Identidade: Mulheres com o objetivo de avaliar a satisfação das mulheres – acima dos 50 anos, classes A e B – com a sua aparência e compreender as transformações contemporâneas nas práticas de consumo relacionadas à beleza e ao corpo. Desde 2011 a pesquisa é apoiada pelo CAEPM. No ano de 2013 a pesquisa consiste em desenvolvendo um levantamento netnográfico nas mídias sociais, em blogs que falam sobre beleza, corpo e consumo e uma pesquisa qualitativa – entrevistas em profundidade – com jovens mulheres entre 15 a 20 anos, das classes sociais A e B a fim de conhecer as práticas de consumo relacionadas à beleza e ao corpo, neste segmento da sociedade. Registrar as atitudes comportamentais no consumo, entre as mulheres de 15 a 20 anos, nos modos de traçar e tratar o corpo feminino; identificar e categorizar os vários tipos de corpos encontrados que contribuem para a construção o corpo da mulher contemporânea, também são objetivos deste estudo.

Pesquisadora

Selma Peleias Felerico Garrini (ESPM-SP) – sfelerico@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, beleza feminina, estética, mulher jovem, netnografia 

Sumário Executivo

Publicações

Comunicom 2013

ECOM 2013

IV Pró-Pesq

SIEP Consumo 2013

Licença


Marketing cultural – o patrocínio de eventos e sua influência nas estratégias de branding

Período

Maio de 2013 à Abril de 2014

Resumo

O tema central deste projeto é o estudo das práticas e dos resultados obtidos pelas empresas investidoras em cultura, como um dos elementos na formulação de suas estratégias de comunicação organizacional e institucional, incluindo os aspectos mercadológicos na construção da identidade das marcas junto aos seus públicos externos, em especial os consumidores. Para isso, este projeto sugere a realização de pesquisa acadêmica, visando estabelecer relações causais que verifiquem se a participação dos consumidores em um evento cultural exerce uma influência direta e real na construção da identidade e imagem de marca da empresa patrocinadora do evento.

Pesquisadora

Valesca Persch Reichelt (ESPM-Sul) – vreicehelt@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Marca, cultura, consumidor, comunicação

Sumário Executivo

Projeto de pesquisa

Licença


Do “asfalto para a favela”, da “favela para o asfalto”: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos

Período

Maio de 2013 à Abril de 2014

Resumo

Bens como móveis e eletrodomésticos possuem uma trajetória bem diversificada quando falamos em vida social. A pesquisa estuda as dinâmicas sociais e culturais que permeiam as trajetórias de móveis e eletrodomésticos em lares da cidade do Rio de Janeiro, que envolvem as construções de valor, os significados e ressignificados desses objetos que circulam entre lares, bem como as formas de sociabilidade presentes nessas dinâmicas. Ou seja, consiste em acompanhar o deslocamento e transformação desses objetos de forma descritiva e analítica através dos diversos contextos sociais.

Pesquisadoras

Sílvia Borges (ESPM-Rio) – sborges@espm.br - CV Lattes

Michele de Lavra (ESPM-Rio) – mlavra@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo,  circulação, doação, descarte, bens usados

Sumário Executivo

Relatório final de pesquisa

Publicações

Revista ADM Made v.17, n.3

Licença

2012

A estabilidade institucional brasileira e os investimentos em publicidade: 1997-2010

Período

Abril de 2012 à Dezembro de 2012

Resumo

Pesquisa que visa mensurar a influência do novo ambiente institucional, envolvendo abertura da economia e aumento da competição, entre outros fatores, sobre o desempenho do mercado publicitário brasileiro. A partir do emprego de Estatística Multivariada busca identificar os fatores macroeconômicos que mais contribuíram para determinar os investimentos em publicidade no período 1997-2010, além de medir a importância de cada variável analisada na explicação do desempenho do mercado publicitário.

Pesquisadores

Fábio Pesavento (ESPM-Sul) – fpesavento@espm.br - CV Lattes

André M. Marques (UFRN) – andremmarques@yahoo.com.br - CV Lattes

Palavras-chave

Mercado publicitário, economia brasileira, ambiente institucional

Publicações

Relatório final de pesquisa

XXIII ENANGRAD (Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração)

Licença


A ampliação para usuários semiespecialistas de um glossário bilíngue (inglês/português) multimeios online colaborativo baseado em corpus especializado da área de relações internacionais

Período

Março de 2012 à Dezembro de 2012

Resumo

O projeto propõe a ampliação do glossário já existente para os alunos dos semestres subsequentes, e a inclusão de objetos de aprendizagem como atividades “how to” e exercícios de vocabulário e de leitura, transformando o site em um ambiente de acesso e construção do conhecimento, mais do que apenas um espaço de consulta.

Pesquisadora

Ana Eliza Bocorny (ESPM-Sul) - abocorny@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Dicionário, glossário bilíngue, relações internacionais, vocabulário

Publicações

Site gerado a partir da pesquisa (Glossir)

Revista Entrelinhas - Volume 7, nº 2

Licença


Percepção e Comportamento de consumo relacionados à beleza e à estética corporal das mulheres na faixa etária entre 50 a 65 anos

Período

Março de 2012 à Dezembro de 2012

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo avaliar a satisfação das mulheres, acima dos 50 anos, das classes A e B, com a sua aparência e compreender como ocorre o consumo de produtos e serviços de beleza e do culto ao corpo.

Pesquisadora

Selma Peleias Felerico Garrini (ESPM-SP) – sfelerico@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, mulher, terceira idade, beleza, estética

Publicações

Relatório final de pesquisa

II Seminário Internacional de Pesquisa (SIEP Consumo)

Licença


Laboratório de Logística: testando aspectos pedagógicos e estratégias de centralização de estoques

Período

Abril de 2012 à Dezembro de 2012

Resumo

A proposta deste projeto consiste em dar continuidade ao projeto de 2011. Ela tem como objetivo testar  a adequação da metodologia de Jogos de Empresas na área de Logística aos diferentes estilos de aprendizagem dos alunos; se o formato de aplicação do jogo (à distância ou presencial) e se a quantidade de tempo disponível para a tomada de decisão são capazes de influenciar o desempenho dos alunos na atividade; se diferentes estratégias logísticas de (dês)centralização de estoques são capazes de impactar alguns indicadores de desempenho e o próprio desempenho das empresas no jogo.

Pesquisador

Marco Aurélio Carino Bouzada (ESPM-Rio) – mbouzada@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Logística, gestão, jogos de empresa

Publicações

Relatório final de pesquisa

XVI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais

XVI Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - Artigo 2

Licença


Teste de modelo dos antecedentes e consequentes da confiança do consumidor em trocas de serviços com consequências brandas e severas

Período

Abril de 2012 à Dezembro de 2012

Resumo

O projeto integra afeto, cognição, confiança e intenções do consumidor de continuar o tratamento, de buscar uma segunda opinião e fazer boca-a-boca positivo; e oferece importantes contribuições sobre a relação desses construtos em trocas com consequências severas e brandas. Especificamente, as hipóteses sugerem que a confiança é mais propensa de emergir em trocas com consequências severas, quando o médico reúne aspectos afetivos (e.g. cuidado, carinho, amizade) e também cognitivos (e.g. competência, expertise). Em trocas com consequências brandas, os aspectos cognitivos parecem ser mais importantes para a construção da confiança. O presente estudo auxiliará profissionais da área médica a compreender melhor a construção da confiança de seus pacientes assim como gerenciá-los de forma mais efetiva a fim de alcançarem um maior nível de retenção de seus pacientes e indicação de seus pacientes a amigos e familiares.

Pesquisadores

Mellina da Silva Terres (ESPM-Sul) – mterres@espm.br - CV Lattes

Cristiane Pizzutti dos Santos (UFRGS) - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, cognição, confiança do consumidor

Publicações

Relatório final de pesquisa

XXXVI Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração

Licença


Projeto Jovem

Período

Etapa de pesquisa interna - Janeiro de 2008 à Dezembro de 2011

Etapa de pesquisa externa  - Janeiro de 2012 à Dezembro de 2015

Resumo

O objetivo da pesquisa foi delinear o perfil socioeconômico e cultural e o estilo de vida do aluno ESPM. Construir séries históricas que forneçam informações sobre mudanças e tendências dos alunos entrantes e dos alunos formandos para subsidiar publicações e desdobramentos de pesquisa que contextualizem os dados da ESPM no âmbito de outras pesquisas sobre jovem e juventude no Brasil.

Pesquisadora

Veranise Dubeux (ESPM-Rio) – vdubeux@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Estilo de vida, aluno, jovem, perfil 

PUBLICAÇÕES

2011

Ditos e não ditos de uma narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950

Período

Março de 2011 à Janeiro de 2012

Resumo

O objetivo da pesquisa é mapear os imaginários presentes na comunicação publicitária de agências de propaganda a partir da elaboração de uma cartografia das representações presentes nesse discurso de auto-referência, que tanto dá visibilidade à publicidade quanto ao mundo urbano, onde a industrialização e as novas práticas de consumo preparam a sociedade brasileira para a consolidação da cultura do consumo nas décadas vindouras. Pesquisa de abordagem qualitativa e transdisciplinar que utiliza a Análise de Discurso de linha francesa como proposta de conduta analítica. Envolve levantamento bibliográfico e documental, e tem como fonte a Revista Publicidade e Negócios (década de 1950), a partir da qual serão formados dois corpora: peças publicitárias de agências de propaganda (corpus principal) e peças publicitárias de anunciantes em geral.

Pesquisadores

João Carrascoza - ccarrascoza@espm.br - CV Lattes

Tania Hoff - thoff@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Comunicação, consumo, publicidade, Brasil  dos anos 1950

Publicações

Relatório final de pesquisa

Revista Marketing - Estudos ESPM - Set 2012

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Licença


Novos arranjos familiares: o consumo dos casais heterossexuais gaúchos, sem filhos

Período

Março de 2011 à Fevereiro de 2012

Resumo

A pesquisa estuda o consumo dos DINCS (casais dupla renda sem filhos) heterossexuais das classes A e B porto-alegrenses, a partir da relação desses casais com as marcas, relação com produtos de luxo e acaba estudando o estilo de vida dos casais também. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Envolve triangulação de fontes para coleta dos dados (fotos, história de vida, entrevistas em profundidade), das investigadoras (formação e experiências diversas), e teórica (antropologia, marketing, comunicação, semiótica). A fase qualitativa contará com ferramental de inspiração etnográfica e a quantitativa com análise estatística multivariada.

Pesquisadoras

Iara Silva (ESPM-Sul) - isilva@espm.br - CV Lattes

Liliane Rohde (ESPM-Sul) - lrohde@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, DINCS, estilo de vida, identidade de marca

Publicações

Relatório final de pesquisa

Revista Brasileira de Pesquisas Marketing Opinião e Mídia (PKMT)

Revista Brasileira de Marketing (Remark)

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jul 2012

Licença


Percepção e mudanças no comportamento de consumo feminino relacionado ao culto do corpo perfeito no século XXI

Período

Março de 2011 à Dezembro de 2011

Resumo

O objetivo desse projeto é verificar a percepção que as mulheres têm das capas e suas respectivas matérias jornalísticas referentes à beleza e à perfeição estética corporal, veiculadas nas Revistas Nova e Boa Forma e perceber alterações nas práticas de consumo em relação à beleza nas mulheres de 20 a 45 anos das classes A e B. Para isso foram feitas muitas entrevistas com o público alvo.

Pesquisadora

Selma Felerico (ESPM-SP) - sfelerico@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, mulher, estética, beleza, capas de revisa

Publicações

Relatório final de pesquisa

VIII Encontro Nacional da História da Mídia

VI Simpósio Internacional de Administração e Marketing, VIII Congresso de Administração da ESPM

Licença


Habitus Cosmopolita ou Internacionalização Funcional?

Período

Março de 2011 à Dezembro de 2011

Resumo

A pesquisa tem o propósito de identificar e compreender a presença/ausência de dissemia (dificuldade de entendimento) na interação entre os estudantes nos diferentes espaços sociais, mapear espaços que proporcionam maior intimidade cultural e buscar compreender por que são capazes de promover esse movimento individual e coletivo e identificar até que ponto maior intimidade cultural fortalece o habitus cosmopolita.

Pesquisadores

Manolita Lima (ESPM-SP) - mclima@espm.br - CV Lattes

Geraldo Campos (ESPM-SP) - gcampos@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Intimidade cultural, espaços sociais, dissemia

Publicações

Relatório final de pesquisa

Ensino Superior - Revista do SNESup n° 45, out/nov/dez 2012

Fórum da Gestão Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa 2011

XI Colóquio Internacional Sobre Gestão Universitária na América do Sul

Licença


Fatores críticos para a construção e a gestão de marcas de empresas brasileiras em processos de internacionalização

Período

Março de 2011 à Dezembro de 2011

Resumo

O objetivo da pesquisa é descrever os fatores críticos para a construção e a gestão de marcas de empresas brasileiras multinacionais no âmbito da estratégia de internacionalização. Pesquisa de abordagem qualitativa, tem como método o estudo de caso e como objeto um conjunto de empresas de capital brasileiro, de grande porte, que estejam presentes em pelo menos três países além do Brasil, e que tenham iniciado o processo de internacionalização há pelo menos cinco anos. O procedimento escolhido para a coleta de dados é a entrevista em profundidade, e o tratamento dos dados utilizará ferramental da análise de conteúdo.

Pesquisadora

Daniela Khauaja (ESPM-SP)

Palavras-chave

Gestão, multinacionais brasileiras, internacionalização, marca

Publicações

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jun 2012


A construção de um glossário bilíngue (inglês-português) multimeios on-line colaborativo para aprendizes baseado em corpus especializado da área de Relações Internacionais

Período

Fevereiro de 2011 à Dezembro de 2011

Resumo

Essa pesquisa apresenta um conjunto de elementos teórico-práticos que levaram ao desenvolvimento de um produto terminológico multimeios on-line colaborativo (glossário bilíngue) e à constituição de uma metodologia para a criação de glossários para aprendizes baseados em corpora especializados. De forma a atingir o objetivo geral estabelecido, o projeto foi desenvolvido em cinco etapas: (i) concepção, (ii) planejamento, (iii) elaboração, (iv) adequação, e (v) socialização do conhecimento.

Pesquisadora

Ana Eliza Bocorny (ESPM-Sul) - abocorny@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Dicionário, glossário bilíngue, relações internacionais, vocabulário, multimeios on-line

Publicações

Site gerado a partir da pesquisa (Glossir)

Relatório final de pesquisa

Revista Virtual de Estudos da Linguagem (ReVEL) - v. 9, nº 17

Revista Trama - v.6 , nº 12

Licença


Laboratório de Logística

Período

Março de 2011 á Dezembro de 2011

Resumo

A pesquisa propõe uma metodologia para testar experimentalmente diversos elementos de pesquisa e tentar relacioná-los à teoria existente, por meio da aplicação de um jogo de logística desenhado e desenvolvido especificamente para a realidade brasileira (BR-LOG). Aulas expositivas hoje em dia não tem um grande aproveitamento quanto ao aprendizado dos alunos, essa pesquisa pretende medir e compara o aprendizado dos alunos que participaram do jogo e alunos que não participaram.

Pesquisador

Marco Aurélio Carino Bouzada (ESPM-Rio) – mbouzada@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Jogos de Empresa, logística, laboratório de logística, aprendizado

Publicações

Relatório final de pesquisa

Congresso de Administração, Sociedade e Inovação 2012

Licença


Observatório de Multinacionais Brasileiras

Período

Março de 2011 á Dezembro de 2011

Resumo

O objetivo da pesquisa é a criação do observatório de multinacionais brasileiras, cuja função principal consistirá no levantamento e monitoramento sistemático e periódico dos investimentos externos diretos brasileiros no exterior, e na difusão das informações levantadas para os diferentes públicos do projeto. Baseia-se em processo de benchmarking realizado a partir da revisão de metodologias adotadas por observatórios exemplares na área de gestão e comunicação (área na qual tradicionalmente os observatórios são mais comuns). Envolve levantamento a partir de múltiplas fontes de dados secundários. Os dados serão organizados a partir de perfil individual com as principais características da empresa.

Pesquisadores

Gabriel Vouga Chueke (ESPM-SP) - gabriel.vouga@espm.br - CV Lattes

Felipe Mendes Borini (ESPM-SP) - fborini@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Gestão, multinacionais brasileiras, investimentos externos, responsabilidade social corporativa

Publicações

Site gerado a partir da pesquisa

Relatório final de pesquisa

Brazilian Business Review (BBR)

XXXVI Encontro da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração

Licença


Pegada Hídrica. Qual é o tamanho da sua? Água: nosso próximo carbono?

Período

Março de 2011 à Dezembro de 2011

Resumo

A pesquisa tem como objetivo analisar as ideias de sustentabilidade e de consumo sustentável de água no imaginário do público infantil e adolescente, identificando fatores sociais e culturais de maior influência na construção desse imaginário. A pesquisa é exploratória e descritiva, com combinação de métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos: pesquisa bibliográfica; entrevistas e grupos de discussão (pesquisa qualitativa); e survey (pesquisa quantitativa) junto a estudantes de escolas de ensino fundamental e médio da cidade do Rio de Janeiro.

Pesquisadoras

Ana Laura Gamboggi Taddei (ESPM-Rio) - ana.taddei@espm.br - CV Lattes

Sílvia Borges (ESPM-Rio) – sborges@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, Pegada de Carbono, jovem, sustentabilidade

Publicações

Relatório final de pesquisa

Caderno Pedagógico - v. 8, nº 2

Revista Marketing - Estudos ESPM - Out 2012

Licença


Catálogos digitais para publicidade e vendas online

Período

Março de 2011 à Dezembro de 2011

Resumo

A pesquisa faz um levantamento de catálogos digitais (nos segmentos de cosméticos e produtos de beleza para o público feminino) e estuda suas práticas e qualidade de venda. A pesquisa está interessada em descobrir se há melhores maneiras de disponibilizar os produtos nos catálogos, pois muitas vezes há insatisfação do cliente quanto à realidade que o produto proporciona em relação a sua representação nos catálogos. Além disso há também uma investigação nos métodos de venda que esses catálogos apresentam hoje (a partir de revendedoras por exemplo).

Pesquisadores

Vinícius Andrade Pereira (ESPM-Rio) - vandrade@espm.br - CV Lattes

Ana Erthal (ESPM-Rio) - CV Lattes

Andrea Hecksher (ESPM-Rio) - andreahecksher@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, catálogos digitais, produtos de beleza

Publicações

Infográfico com os dados da pesquisa

Relatório final de pesquisa

II Encontro Nordeste da História da Mídia

Revista Marketing - Estudos ESPM - Ago 2012

Licença


Faça história com sua história

Resumo

A pesquisa tende a construir séries de histórias sobre mudanças e tendências de alunos da ESPM que serão acompanhados desde quando chegam à ESPM, como se modificam ao longo do tempo, e quais as contribuições da Escola nesse processo de mudança;

Pesquisadora

Veranise Dubeux (ESPM-Rio) - CV Lattes

Palavras-chave

Jovem, aluno, faculdade, histórias.


Consumo, Sustentabilidade e Cidadania

Resumo

A pesquisa avalia o conhecimento e a compreensão do jovem brasileiro de diferentes segmentos de renda sobre questões de sustentabilidade, da relação entre ação política, consumo e cidadania. Outro ponto da pesquisa é identificar perfis de consumidores no que se relacionam ao consumo ético e sustentável e analisar os dados no contexto das teorias contemporâneas sobre consumo, cidadania e ação política. A primeira etapa (2010) foi feita em 2010 sendo uma fase qualitativa probabilística em São Paulo e Rio de Janeiro, a segunda etapa (2011) realizou entrevistas em profundidade.

Pesquisadora

Lívia Barbosa (ESPM-SP) - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, sustentabilidade, cidadania, jovem brasileiro, política.


Marcas e Juventude

Período

2008 - 2011

Resumo

O objetivo da pesquisa é aprofundar o conhecimento sobre o consumo de determinados produtos entre os jovens de 17 a 29 anos, relacionando-o ao peso das marcas nas respectivas categorias de produto e  testar hipóteses consagradas na literatura de marcas para o segmento jovem brasileiro. Para isso serão feitas coletas de dado e pesquisa de campo com um questionário on-line.

Pesquisadora

Veranise Dubeux (ESPM-Rio) - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, jovem, marca, produto.


Hábitos Alimentares Brasileiros - II

Resumo

Essa pesquisa dá sequência ao estudo realizado em 2006 sobre os hábitos alimentares brasileiros, focando nessa oportunidade as refeições fora de casa. É importante observar que será a primeira pesquisa dessa amplitude no Brasil sobre o tema. Seu objetivo será identificar perfis de consumidores de refeições fora de casa e obter informações que não constam da POF/IBGE. A primeira etapa consiste em pesquisa probabilística em 10 capitais brasileiras com mais de 1 milhão de habitantes.

Pesquisadora

Lívia Barbosa (ESPM-SP) - CV Lattes

Palavras-chave

Consumo, hábitos alimentares, refeições fora de casa, perfis de consumidores.


Dicionário de Comunicação

Resumo

Projeto que consiste na elaboração de um Dicionário de Comunicação que reflita, genealogicamente, a matriz de modelos teóricos, escolas e autores que constituem o campo, os quais fazem parte do repertório a priori de instrumentais teórico-metodológicos utilizados na esfera aplicada da comunicação mercadológica. Para a criação do dicionário foi utilizado o método onomasiológico, envolvendo como procedimentos a construção da arquitetura do dicionário. Foram definidas a macroestrutura e microestrutura da obra, feita a  preparação, edição e modelagem formal do conteúdo.

Pesquisadores

Ricardo Zagallo Camargo (ESPM-SP) - zagallo@espm.br - CV Lattes

Pedro F. Bendassolli (ESPM-SP) - CV Lattes

Rafael Valente (ESPM-SP) - CV Lattes

Palavras-chave

Comunicação, dicionário, verbetes, língua portuguesa.

Publicações

Intercom 2012


Indicadores de Sustentabilidade

Período

2010 - 2011

Resumo

A pesquisa consiste em elaborar um conjunto de indicadores específicos para as agências de comunicação, como fase preliminar (ou piloto) para o desenvolvimento posterior da indústria da comunicação, possibilitando que as empresas que os adotem consigam identificar e planejar ações que minimizem os impactos socioambientais de suas atividades. Para isso foram feitos testes em agências de comunicação, consulta pública e rodada técnica com públicos de interesse.

Pesquisadores

Ricardo Zagallo Camargo (ESPM-SP) - zagallo@espm.br - CV Lattes

Maurício Turra (ESPM-SP) - mturra@espm.br - CV Lattes

Marcelo Diniz (ABAP)

Palavras-chave

Agências de Comunicação, publicidade e propaganda, sustentabilidade, Indicadores

Publicações

XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação

Versão preliminar dos indicadores

Licença


Liberdade de Expressão/Palavra Aberta

Período

Pesquisa longitudinal

Resumo

Criação de um site que oferece um espaço para discussão sobre a liberdade de expressão, buscando trazer esse tema para a pauta do dia a dia. O site foi lançado em novembro de 2011 e é voltado para o público jovem.

Pesquisadores

Ricardo Zagallo Camargo (ESPM-SP) - zagallo@espm.br - CV Lattes

Lívia Barbosa (ESPM-SP) - livia.barbosa3@gmail.com - CV Lattes

Patrícia Blanco (IPA)

Camisa Rocha

Pedro Kastelic

Palavras-chave

Liberdade de expressão, jovem, redes sociais

Site

http://www.solteapalavra.com.br/


Agenda do Futuro/TV1

Período

2010 - 2011

Resumo

O objetivo da pesquisa é avaliar de que forma as novas práticas de comunicação e marketing já estão sendo efetivamente adotadas pelas melhores empresas no Brasil, mapeando a evolução das estratégias e das práticas das principais empresas do país no que se refere à comunicação e ao marketing. Seu resultado oferecerá um índice de inovação do mercado brasileiro nesse campo, apontando possíveis caminhos para o futuro.

Pesquisadores

Lívia Barbosa (ESPM-SP) - livia.barbosa3@gmail.com - CV Lattes

Carlos Alberto Messeder (ESPM-Rio) - CV Lattes

Palavras-chave

Comunicação, marketing, estratégias de comunicação e marketing, mercado brasileiro.

Publicações

http://www.grupotv1.com.br/agendadofuturo/_2011/


Rede do Conhecimento da ESPM

Resumo

A pesquisa tende a desenvolver e implementar sistema de busca, indexação e distribuição do conhecimento gerado na ESPM. Propõe a criação de uma estrutura de base semântica que interligue bases de conhecimento internas e externas, oferecendo como interface uma tela de consulta no site da ESPM, na qual será possível acessar, por palavras-chave, quais os professores, alunos, ex-alunos e colaboradores, cursos, publicações, departamentos, núcleos e redes sociais orbitam em torno de determinado assunto ou campo do conhecimento. O projeto prevê as seguintes etapas: Planejamento; Arquitetura da Informação e Interfaces de Interação; Definição de Requisitos para o Knowledge Metadata Framework; Estruturação do Knowledge Metadata Framework; aplicações de integração de dados; validação das bases de dados e ajustes, tendo como horizonte o lançamento da ferramenta em outubro de 2011.

Pesquisadores

Ricardo Zagallo Camargo (ESPM-SP) - zagallo@espm.br - CV Lattes

Rafael Lamardo (ESPM-SP) - CV Lattes

Palavras-chave

Conhecimento, rede de conhecimento, internet, assunto, campo do conhecimento.

2010

A cauda longa da propaganda na TV digital: Análise dos efeitos da segmentação e customização das linguagens publicitárias televisivas

Período

Abril de 2010 à janeiro de 2011

Resumo

Estuda um conjunto específico de transformações plausíveis da linguagem e da cadeia publicitária, dentro do novo sistema digital para a TV aberta, a partir da implementação de tecnologia capaz de promover propaganda segmentada, desenvolvida pela empresa de telecomunicação Peta5.

Pesquisadores

Andrea Hecksher - andreahecksher@espm.br - CV Lattes

Vinicius Andrade - vinianp@yahoo.com - CV Lattes

Palavras-chave

Cadeia publicitária, sistema digital, TV aberta, estação experimental, mensagens publicitárias.

Publicações

Relatório final de pesquisa

Apresentação - iMasters InterACT 2010

XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação da Intercom

8° Encontro Nacional da História da Mídia


Identidades sonoras para gestão de marcas: Modelos de audibilidades no cenário midiático contemporâneo

Período

Abril à dezembro de 2010

Resumo

A partir do surgimento de processos de inscrição como o fonógrafo e o cinema, modifica-se a nossa maneira de lidar com as mídias. Nossa relação, que antes se restringia a um aspecto unicamente textual, assume também uma dimensão material. As especificidades de cada uma dessas mídias representam um empecilho a sua total uniformização no âmbito digital. A necessidade de armazenar e indexar o conteúdo produzido atualmente tende a encarar os meios como processos informacionais, ignorando suas materialidades. O ruído é descartado, criando-se um discurso de “transparência” do digital.

Pesquisadores

José Claudio Castanheira - ccastanheira@espm.br - CV Lattes

Joyce Ajuz Coelho - jajuz@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Música, mídias sonoras,tecnologias digitais, transparência.

Publicações

Relatório final de pesquisa

Revista do Programa de Pós-graduação em Comunicação - Universidade Federal de Juiz de Fora

Revista do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo ESPM


Circuitos tecnológicos nas camadas populares: um estudo sobre práticas e fluxos de consumo

Período

Março de 2010 à fevereiro de 2011

Resumo

Mapeamento de circuitos tecnológicos, especialmente os relacionados aos usos de computadores e celulares, no universo social das camadas populares. Trata-se de compreender os sentidos e as lógicas criados no “trânsito” entre os diversos objetos tecnológicos investigados. O método escolhido é a etnografia, na qual se destaca a técnica de observação participante, conduzida detalhadamente para que seja formado um retrato do cotidiano dos informantes. Enfatiza a dimensão simbólica e os significados socioculturais dos comportamentos sociais.

Pesquisadora

Carla Barros - cbarros@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Circuitos tecnológicos, comportamentos sociais, significados socioculturais, objetos tecnológicos.

Publicações

Relatório final de pesquisa

Revista Intexto, Porto Alegre: UFRGS, v. 1, n. 24

Revista Iluminuras, v. 12, n. 27 (2011)

INTERCOM 2010 - XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação


Modelo de difusão de bass: uma aplicação para a indústria de motocicletas no Brasil

Período

Abril de 2010 à janeiro de 2011

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir e aplicar o modelo de difusão de Frank Bass no estudo e previsão dos ciclos de difusão de marcas e modelos de motocicletas comercializadas no Brasil. O trabalho busca analisar também, comparativamente, o processo de difusão de diferentes marcas e modelos de motocicletas nas categorias de 50 e 600 cilindradas. Isso será feito tentando-se responder, por meio da análise dos parâmetros dos modelos construídos, quais mecanismos de difusão, inovação ou contaminação social, são mais impactantes na comercialização dos diversos modelos e marcas.

Pesquisador

Júlio César Figueiredo - jfigueredo@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

modelos matemáticos; simulação computacional; ciclos de difusão; motocicletas

Publicações

Relatório final de pesquisa

Revista Produção vol.19 no.1 São Paulo Jan./Apr. 2009

Revista Produção  vol.23 no.2 São Paulo abr./jun. 2013 Epub 10-Jul-2012

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jul 2011


A Internacionalização da Educação Superior - O papel da universidade no processo de integração regional

Período

2010 - 2011

Resumo

O objetivo da pesquisa é entender até que ponto a Universidade, como instituição de educação superior, pode influir para o processo de integração regional, de caráter internacional. Para isso foram feitos estudos de caso (Universidade para a Integração da América Latina) com a exploração de múltiplas fontes de consulta: bibliográfica, documental e de campo, baseada em entrevistas em profundidade com atores responsáveis pela criação e implantação da referida universidade. Foi percebido que as universidades que foram estudadas pelo estudo de campo (Unilab - Redenção, Unila - Foz do Iguaçu, Uniam - Santarém e Universidade Federal da Fronteira do Sul) são jovens para poder apresentar indícios de integração regional, de caráter internacional.

Pesquisadora

Manolita Lima (ESPM-SP) - mclima@espm.br - CV Lattes

Palavras-chave

Conhecimento, Universidades, educação superior, integração regional.

Publicações

Livro


ABF: O processo de internacionalização do franchising brasileiro

Resumo

Objetivo I: entender, do ponto de vista da estratégia e do marketing, o processo de internacionalização do franchising brasileiro;
Objetivo II: mapear o perfil do franqueador brasileiro;
Metodologia: Survey;

Parcerias

Parceria acadêmica: Programa de Mestrado em Gestão Internacional da ESPM;
Parceiro comercial/financeiro: Associação Brasileira de Franchising.

Publicações

Apresentação - a Internacionalização das Franquias Brasileiras

Matéria do SEBRAE

2009

Marcas Online

Pesquisadores

Vinicius Andrade Pereira (vinianp@yahoo.com) CV Lattes
Marcelo Coutinho (marcelo.coutinho@post.harvard.edu) CV Lattes

Resumo

Estudo sobre o aparecimento de formadores de opinião nas redes sociais digitalizadas, observando seu papel na decisão de compra, na formação da imagem de marcas e sua interação com os meios tradicionais de informação publicitária.

Palavras-chave

Marcas on-line; formadores de opinião; redes sociais; interação; meios tradicionais de informação


Projeto - Dicionário de Comunicação

Pesquisador

Pedro F. Bendassolli (pbendasolli@espm.br) CV Lattes

Resumo

Projeto de um Dicionário de Comunicação, envolvendo pesquisa bibliográfica sobre a confecção de dicionários, inventário com uma amostra de dicionários já existentes e definição do tipo de obra desejada. A saber, um dicionário crítico que proponha reflexão sobre as principais escolas, autores e teorias, oferecendo um “mapa” desse campo do conhecimento.

Palavras-chave

Dicionário; comunicação; escolas; autores; teorias


A Publicidade Norte-America sobre o olha das ciências sociais

Pesquisador

José Carlos Durand (jcdurand@gmail.com) CV Lattes

Resumo

Estudo de caráter histórico-social que visa mostrar como a publicidade se constituiu ramo de negócio e profissão, e qual tem sido seu impacto na sociedade e na cultura dos EUA, a partir das transformações no universo do consumo. Embora busque elementos para se pensar a situação presente, focaliza o período que se inicia com a Gilded Age (1865) e a fase de prosperidade do último pós-guerra, que se encerra em 1973.

Palavras-chave

Publicidade; ciências sociais; norte-americana; EUA


Do Desejo à Compulsão (estudo sobre modalides de relação com os objetos de conusmo)

Pesquisador

Pedro Luiz Ribeiro de Santi (psanti@espm.br) CV Lattes

Resumo

Estudo que utiliza instrumentos derivados da teoria psicanalítica para a compreensão de determinadas modalidades de comportamento de consumo. Os achados indicam o surgimento de dimensão mais generalizada de compulsividade no consumidor, que evoca conceitos derivados da clínica ligada às obsessões, vícios ou adicções.

Palavras-chave

Compulsão; objetos de consumo; ansiedade; necessidades primárias; obsessões; vícios

Publicações

Livro: Desejo e Adição nas Relações de Consumo

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jun 2009


Usos e apropriações dos computadores nas camadas populares

Pesquisadora

Carla Barros (cbarros@espm.br) CV Lattes

Resumo

Investigação acerca das apropriações de tecnologias digitais em processos de elaboração de identidades sociais e vivências de sociabilidade no contexto das camadas populares urbanas. Dá continuidade à pesquisa “Usos e apropriações da tecnologia computador nas camadas populares” (2008).

Palavras-chave

Computador; camadas populares; tecnologias digitais; identidades sociais

Publicações

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jul 2009


Fundamentos de comunicação cromática

Pesquisadora

Paula Csillag (pcsillag@espm.br) CV Lattes

Resumo

Projeto relacionado à percepção visual de cores aplicada à comunicação visual. Focou a observação de elementos da percepção cromática que tendem a ser generalizáveis a todos os seres humanos com visão normal, de modo a identificar uma série de fundamentos de comunicação cromática. Envolveu pesquisa empírica associada à Estado-da-Arte, realizada anteriormente (2008).

Palavras-chave

Cores; percepção; comunicação visual; design

Publicações

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jan 2010


Implementação de uma competicção de modelos explicativos do investimento do direito brasileiro no exterior

Pesquisador

Frederico Araújo Turolla (fturolla@espm.br) CV Lattes

Resumo

Pesquisa que se propõe implementar uma competição de modelos concorrentes que explicam o fluxo de investimentos diretos brasileiros no exterior. Lança mão, para tanto, de avaliação quantitativa a partir de modelos econométricos concorrentes, testando as hipóteses das abordagens teóricas principais desse campo.

Palavras-chave

Investimento; modelos econométricos

2008

Blogs e comunidades digitais nas eleições de 2008

Pesquisadores

Marcelo Coutinho (marcelo.coutinho@post.harvard.edu) CV Lattes
Vladimir Safatle (vsafatle@yahoo.com) CV Lattes

Resumo

Continuação da pesquisa “Mídia digital e esfera pública nas eleições de 2006”. Combina métodos quantitativos e qualitativos para investigar como sites de conteúdo e redes sociais digitais afetam os processos eleitorais. Os resultados indicam que blogs e comunidades digitais não possuem influência direta nas eleições, mas podem, ao longo do tempo, produzir movimentos significativos na opinião pública.

Palavras-chave

Comunidades digitais; blogs; eleições


Comunicação e ambiente urbano em Porto Alegre

Pesquisadores

Agata Tinoco (atinoco@espm.br) CV Lattes
Eduardo Benzatti (ebenzatti@espm.br) CV Lattes
Fabiano Vargas Scherer (fscherer@espm.br) CV Lattes
Carolina Bustos (cbustos@espm.br) CV Lattes
Fernando Bakos (fbakos@espm.br) CV Lattes

Resumo

Estudo empírico de espaço urbano selecionado na cidade de Porto Alegre. Levanta elementos para compreender o papel da comunicação visual no processo de construção da imagem desse lugar e gerar uma proposta dialogada para a comunicação urbana a partir de estudos e fóruns com representantes do mercado, academia e sociedade.

Palavras-chave

Ambiente urbano; comunicação visual; construção da imagem

Publicações

Relatório Final de Pesquisa

Encontro Latinoamericando de Desenho 2008


Comunicação Multissensorial: Novos rumos das linguagens publicitárias

Pesquisadores

Vinicius Andrade Pereira (vinianp@yahoo.com) CV Lattes
Andréa Dantas Hecksher (andreahecksher@espm.br) CV Lattes

Resumo

Investiga um conjunto de novas práticas de comunicação, de sociabilidade e de entretenimento — que têm como características principais o fato de serem elaboradas a partir dos novos arranjos e ambientes midiáticos e de se expressarem por meio de linguagens multissensoriais — entendendo-as como passíveis de serem aplicadas a fins publicitários.

Palavras-chave

Comunicação multissensorial; linguagens publicitárias; sociabilidade; ambientes midiáticos


Relacionamento entre agências e anunciantes no mercado porto-alegrense

Pesquisadores

Iara Silva (isilva@espm.br) CV Lattes
Mariangela M. Toaldo (mtoaldo@espm.br) CV Lattes

Resumo

Estudo dos fatores intervenientes na relação entre os compradores de serviços de publicidade e seus fornecedores – os anunciantes e as agências de publicidade – no mercado de Porto Alegre e das transformações ocorridas tendo em vista as mudanças nas formas de comunicação mercadológica. Envolve entrevistas em profundidade e análise de conteúdo.

Palavras-chave

Agências; anunciantes; mercado porto-alegrense

PUBLICAÇÕES

Livro: Publicitários + Anunciantes: A dinâmica de uma relação complexa


Faça história com a sua história

Pesquisadores

Lívia Barbosa (lbarbosa@espm.br) CV Lattes
Letícia Veloso (lveloso@espm.br) CV Lattes
Carlos Frederico Lúcio (fred@espm.br) CV Lattes
Max Lacher (mlacher@espm.br) CV Lattes
Janie Pacheco (jpacheco@espm.br) CV Lattes
Veranise Dubeux (vdubeux@espm.br) CV Lattes

Resumo

Acompanhamento longitudinal e aprofundado de um grupo de alunos selecionados entre os entrantes do ano de 2008 nos três campi da ESPM. Focaliza a passagem pela Escola e os primeiros anos após a formatura, por meio de entrevistas e registros em foto e vídeo. Busca compreender os processos de mudança de valores e comportamentos. Integra as pesquisas agrupadas no âmbito do Núcleo de Estudos da Juventude.

Palavras-chave

Alunos; ESPM; passagem; entrevistas; registros; processos de mudança; valores; comportamentos; Núcleo de Estudos da Juventude


O Conusmidor de múscia jovem: Práticas, desejos e transgressões

Pesquisadoras

Lívia Barbosa (lbarbosa@espm.br) CV Lattes
Letícia Veloso (lveloso@espm.br) CV Lattes

Resumo

Investigação sobre os hábitos de consumo de música dos jovens (classes A, B e C) do Rio de Janeiro, envolvendo hábitos musicais e práticas de consumo de música, além dos modos e percepções a respeito de "baixar música". Possui abordagem qualitativa, de inspiração etnográfica, combinada com uma etapa quantitativa, que busca medir e validar resultados. Foi realizada com o patrocínio da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD).

Palavras-chave

Música; hábitos de consumo; jovens


Estado da arte da percepção visual da cor aplicada à comunicaçao visual

Pesquisadora

Paula Csillag (pcsillag@espm.br) CV Lattes

Resumo

Mapeamento investigativo da mais atualizada e ampla bibliografia disponível, caracterizando-se como um Estado-da-Arte do conhecimento sobre cromatismo, de modo a investigar como os fenômenos perceptivos de cores já estudados podem ser interpretados frente ao Modelo Sens-Org-Int (proposto pela pesquisadora), servindo de base para projeto desenvolvido em 2009.

Palavras-chave

Percepção visual da cor; comunicação visual; design

Publicações

Revista Marketing - Estudos ESPM - Ago 2008


Inovação e desenvolvimento de produção na indústria automotiva brasileira

Pesquisador

Marcos Amatucci (marcosamatucci@espm.br) CV Lattes

Resumo

Desdobramento da pesquisa “Gênese e gestão do conhecimento: subsidiárias GM e VW”. Propõe-se a validar a teoria explicativa abrangente sobre o desenvolvimento de serviços intensivos em conhecimento, nas subsidiárias de países em desenvolvimento. A abrangência mínima será estender os resultados para as marcas Ford, Fiat e Renault.

Palavras-chave

Desenvolvimento de produtos; papel da subsidiária; estratégia em empresas multinacionais; indústria automobilística; gestão internacional

Publicações

FACEF - vol 11. n.1 2008

Scielo - vol. 19 n.2 2009

SAE International - 2008


Internacionalização de empresas brasileiras do setor de infraestrutura

Pesquisador

Frederico Araújo Turolla (fturolla@espm.br) CV Lattes

Resumo

Estudo dos vetores mundiais de internacionalização do setor de infraestrutura e das características desse setor no Brasil, visando identificar oportunidades de players brasileiros. Realizada por meio da pesquisa bibliográfica e construção de uma base de dados de empresas selecionadas, testa hipóteses sobre os drivers que levam à internacionalização dessas empresas.

Palavras-chave

Negócios internacionais; investimento direto brasileiro; internacionalização de empresas; infraestrutura

Publicações

Revista DAE - Mai 2009

Conjuntua da Infra-Estrutura - Mar 2009

Análises e Indicadores do Agronegócio - Fev 2009

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jul 2008


Multinacionais, instituots de P&D e capacitação no Brasil

Pesquisadora

Eva Stal (estal@espm.br) CV Lattes

Resumo

Investigação das estratégias das empresas multinacionais para os seus centros de inovação em países emergentes e sua relação com políticas públicas. Os resultados indicam uma disseminação de conhecimento para a infraestrutura científico-tecnológica local, sobretudo a partir da separação dos institutos de pesquisa das empresas.

Palavras-chave

Empresas multinacionais; pesquisa & desenvolvimento; lei de informática; capacitação tecnológica; aprendizagem

PUBLICAÇÕES

Revista Marketing - Estudos ESPM - Abr 2009


O Processo de internacionalização do vinho através da ótica da cadeia de valor 

Pesquisadores

Flávio E. Vasconcellos Martins (fmartins@espm.br) CV Lattes
Sinval Oliveira Souza (sinvalsouza@gmail.com) CV Lattes

Resumo

Estudo que propõe a análise das estratégias de internacionalização adotadas por vinícolas da América Latina pela ótica dos conceitos da cadeia de valor. Por meio do estudo de caso em vinícolas localizadas no Rio Grande do Sul, Argentina e Chile, pretende-se criar um modelo de análise que possa auxiliar vinícolas nacionais que buscam iniciar ou amadurecer processos de internacionalização rumo a mercados mais maduros e consolidados.

Palavras-chave

Vinho, internacionalização; cadeia de valor; vinícolas; América Latina

PUBLICAÇÕES

 


Valor de Marca: Modelo sistêmico

Pesquisadores

Edson Crescitelli (edsonc@espm.br) CV Lattes
Júlio Figueiredo (jfigueredo@espm.br) CV Lattes

Resumo

Projeto de validação estrutural do modelo mental sistêmico construído na Fase I (2006) como forma de oferecer mais legitimidade a esse modelo e transformá-lo em uma simulação que possa ser utilizada em sala de aula.

Palavras-chave

Branding equity; dinâmica de sistemas; modelagem; simulação

Publicações

EnANPAD 2007

2007

Cadeia produtiva da comunicação mercadológica

Pesquisadores

Carlos Alberto Messeder (messeder@espm.br) CV Lattes
Laura Gallucci (laura@espm.br)
Gisele Jordão (gjordao@espm.br)
Patrícia Reis (patriciareis@espm.br) CV Lattes

Resumo

Aborda a configuração contemporânea da cadeia produtiva da comunicação mercadológica. De vertente qualitativa, envolve revisão da literatura, entrevistas e análise empírica de eventos. Os principais achados indicam uma pluralidade de atores, marcados por processos de interação entre marcas e públicos, no registro do espetáculo e do entretenimento.

Palavras-chave

Comunicação mercadológica; cadeia produtiva; configuração contemporânea; abordagem qualitativa; espetacularidade


Imaginário de Consumidores Globais - Parte 2

Pesquisador

Vladimir Safatle (vsafatle@yahoo.com) CV Lattes

Resumo

Continuação da investigação do processo de formação do imaginário de consumidores de marcas globais que na primeira fase (2006) abordou as representações de Corpo e Sexualidade. Foca representações sociais ligadas à feminilidade e à estrutura familiar, devido à sua importância para a estruturação do sentido de núcleos de interação (como a família) e papéis sociais ligados ao reconhecimento da diferença sexual.

Palavras-chave

Imaginário; feminilidade; estrutura familiar; corpo; sexualidade

PUBLICAÇÕES

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jan 2007


Indústria da Comunicação – Parceria ABAP/IBGE 

Pesquisadores

Manolita Correia Lima (mclima@espm.br) CV Lattes
Denis de Lima Silva (denis@espm.br) CV Lattes
Ricardo Zagallo Camargo (zagallo@espm.br) CV Lattes

Resumo

Estudo em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP). Envolveu a interpretação dos dados compilados no documento “Números oficiais da indústria da comunicação e seu impacto na economia brasileira”, publicado pela ABAP/IBGE, e observações metodológicas a partir da Pesquisa Anual de Serviços do IBGE.

Palavras-chave

Indústria da comunicação; interpretação de dados; tendências

PUBLICAÇÕES


Modelos de propaganda e marketing no ciberepaço

Pesquisadores

Vinicius Andrade Pereira (vinianp@yahoo.com) CV Lattes
Andréa Dantas Hecksher (andreahecksher@espm.br) CV Lattes

Resumo

Aborda o ciberespaço e suas linguagens, apontando variáveis que podem viabilizar ações e mensagens mais eficazes. Envolve experimentos em propaganda e marketing nas mídias digitais. Dá continuidade à pesquisa Transficção, sobre linguagem e comportamento do consumidor na internet.

Palavras-chave

Ciberespaço; mídias digitais; transficção; linguagem; comportamento; internet

Publicações

Relatório Final de Pesquisa

Revista Antropolítica - 2º Sem 2006

Intercom 2008

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jan 2008


Lógicas de consumo nas camadas populares

Pesquisadores

Cecília Mattoso (cmattoso@espm.br) CV Lattes
Eliana Formiga (eformiga@espm.br) CV Lattes
Leonardo Marques (lmarques@espm.br)
Carla Barros (cbarros@espm.br) CV Lattes

Resumo

Pesquisa que identifica organização e hierarquias de consumo e gastos nos segmentos C e D. Investiga a recepção de mídia e publicidade, e as práticas de consumo de produtos financeiros, moda e tecnologia. Dá sequência a estudos anteriores realizados na ESPM-RJ.

Palavras-chave

Camadas populares; hierarquias de consumo; práticas de consumo; produtos financeiros; moda; tecnologia

PUBLICAÇÕES

Relatório Final de Pesquisa

Revista Marketing - Estudos ESPM - Nov 2007


Gênese e gestão do conhecimento nas subsidiárias GM e VW

Pesquisadores

Marcos Amatucci (marcosamatucci@espm.br) CV Lattes
Roberto Carlos Bernardes (bernardes@espm.br) CV Lattes

Resumo

A pesquisa contribui para o desenvolvimento de uma teoria explicativa sobre o desenvolvimento de produtos que invertem o fluxo de conhecimento entre as matrizes e as subsidiárias brasileiras. Pretende verificar as condições que possibilitam esse tipo de ocorrência, além de fornecer elementos para a criação de centros de excelência, estratégias públicas e empresariais.

Palavras-chave

Subsidiárias; General Motors; Volkswagen; fluxo de conhecimento

PUBLICAÇÕES

Relatório Final de Pesquisa

Revista Marketing - Estudos ESPM - Mar 2008


Geopolítica do Conhecimento: Mercado de educação superior 

Pesquisadores

Manolita Correia Lima (mclima@espm.br) CV Lattes
Fábio Contel (fcontel@espm.br) CV Lattes
Alexandre Gracioso (agracioso@espm.br) CV Lattes

Resumo

Pesquisa cujo escopo compreende o processo de internacionalização da educação superior e seus possíveis impactos no sistema educacional brasileiro, com a identificação dos principais atores, processos envolvidos e suas motivações. Aborda as possíveis consequências para as instituições de ensino e pesquisa frente a uma nova “geopolítica do conhecimento” em instalação no País.

Palavras-chave

Sistema mundial de educação superior; sistema brasileiro de educação superior; geopolítica do conhecimento; internacionalização da educação superior

PUBLICAÇÕES

Revista Marketing - Estudos ESPM - Out 2008

2006

Corpo e sexualidade na publicidade global dos anos 90

Pesquisadores

Vladimir Safatle (vsafatle@yahoo.com) CV Lattes
Gustavo Fernandes Monteiro (bolsista)

Resumo

Análise da formação das representações sociais de corpo e sexualidade que compõem o imaginário global de consumo. Inclui elaboração de uma constelação semântica para definição de tipos ideais, entrevistas com consumidores de diversos países (Brasil, França e Romênia) e análise do posicionamento mundial das marcas Benetton, Calvin Klein, Diesel, Versace e PlayStation.

Palavras-chave

Corpo; sexualidade; consumidor global; posicionamento mundial; constelação semântica

Publicações

Relatório Final de Pesquisa

Revista Marketing - Estudos ESPM - Jan 2007


Consumo de Mídias: Intermidialidade

Pesquisadora

Laura Graziela Gomes (laura-rs@espm.br) CV Lattes

Resumo

Aborda as novas relações entre consumidores e produtos midiáticos visando oferecer subsídios para o desenvolvimento de produtos e aperfeiçoamento das estratégias de branding. Investiga o consumo de mídia a partir da observação participante em grupos e comunidades virtuais de fãs da série de televisão CSI.

Palavras-chave

Mídia; produtos midiáticos; estratégias; branding; comunidades virtuais

Publicações

Relatório Final de Pesquisa

Scielo - Horizontes Antropológicos - vol.13 n.28 - 2007

Revista Marketing - Estudos ESPM - Ago 2006


Os usos das novas mídias na campanha presidencial de 2006

Pesquisadores

Vladimir Safatle (vsafatle@yahoo.com) CV Lattes
Clóvis de Barros Filho (cbarrosf@espm.br) CV Lattes
Marcelo Coutinho (marcelo.coutinho@post.harvard.edu) CV Lattes

Resumo

Avaliação do impacto das novas mídias na configuração do que se convencionou chamar de “esfera pública”, observando possíveis mudanças nos modos de presença e constituição de atores sociais. Inclui pesquisa sobre impacto sociopolítico das novas mídias na crise política brasileira de 2005.

Palavras-chave

Esfera pública; mídia; atores sociais; crise política

PUBLICAÇÕES

Relatório Final de Pesquisa

Revista Marketing - Estudos ESPM - Fev 2007


Transficção: Narrativas multilineares, mídias híbridas e ambientes pró-branding

Pesquisador

Vinicius Andrade Pereira (vinianp@yahoo.com) CV Lattes

Resumo

A partir de um texto cujos fragmentos podem ser apropriados pelo público e traduzidos em diferentes formatos, desenvolve investigação acerca da possibilidade de novos espaços de comunicação em um cenário de mídias conectadas, assim como linguagens mais adequadas às novas mídias.

Palavras-chave

Transficção; mídias híbridas; linguagens publicitárias

PUBLICAÇÕES

Relatório Final de Pesquisa

Revista Marketing - Estudos ESPM - Nov 2006


Meeting Points: Shoppings e Praia

Pesquisadores

Eugênio Giglio (eugligio@espm.br) CV Lattes
Silvia Borges (sborges@espm.br) CV Lattes
Vander Casaqui (vcasaqui@espm.br) CV Lattes

Resumo

Investigação acerca dos meeting points, espaços de encontro e mediação social, percebidos como centros difusores de novas ideias e formas de sociabilidade. Focaliza com observação participante e entrevistas em profundidade, a praia (Copacabana) e shopping centers (Rio e São Paulo). Os principais achados indicam que os consumidores apropriam-se desses espaços transformando-os em lugares (sensação de pertencimento e inclusão).

Palavras-chave

Meeting points; mediação social; shopping centers; praia; pertencimento; inclusão

PUBLICAÇÕES

Relatório Final de Pesquisa

Revista Marketing - Estudo ESPM - Jul 2006


Gerenciamento Intercultural

Pesquisadoras

Lívia Barbosa (lbarbosa@espm.br) CV Lattes
Letícia Veloso (lveloso@espm.br) CV Lattes

Resumo

Estudo das relações entre a cultura internacional de negócios, cultura nacional e culturas organizacionais. Baseia-se em consulta em sites internacionais de treinamento intercultural e entrevistas com executivos brasileiros que trabalharam ou trabalham no exterior e com estrangeiros que trabalham no Brasil. Visa registrar e entender questões e situações na gestão intercultural.

Palavras-chave

Intercultural; sites internacionais; gestão

PUBLICAÇÕES

Relatório Final de Pesquisa

Revista Marketing - Estudos ESPM - Set 2008


Mapeamento do capital intelectual da ESPM

Pesquisadora

Luciana J. Faria (lfaria@espm.br) CV Lattes

Resumo

Projeto de abordagem qualitativa que inclui pesquisas bibliográficas, documentais e coleta de dados junto aos professores. Gerou banco de dados dos conhecimentos e competências disponíveis no corpo docente da ESPM. Converteu-se em subsídio para o projeto Rede de Conhcimento (em curso desde 2010).

Palavras-chave

Mapeamento; pesquisas; documentais; bibliográficas; banco de dados

PUBLICAÇÕES

Relatório Final de Pesquisa


Mapa dos centros de inovação

Pesquisador

Guilherme M. Umeda (gumeda@espm.br) CV Lattes

Resumo

Levantamento dos Centros de Inovação dentro das áreas de interesse da ESPM. Indicação dos centros de inovação, pesquisas, projetos e pesquisadores. Possui duplo objetivo: subsidiar decisões na área de inovação e descobrir possíveis parceiros para atividades de ensino e pesquisa.

Palavras-chave

Centros de inovação; atividades de ensino


Construção de um Modelo Sistêmicopara o estudo do Brand Equality

Pesquisadores

Edson Crescitelli (edsonc@espm.br) CV Lattes
Júlio Figueiredo (jfigueredo@espm.br) CV Lattes

Resumo

Modelo para avaliação do valor de marca desenvolvido a partir de visão sistêmica do processo de comunicação mercadológica. Envolve pesquisa teórica e desenvolvimento de modelos mentais e simulações para identificar correlações entre os fatores que compõem o valor de marca.

Palavras-chave

Modelo sistêmico; valor de marca; elementos subjetivos; pesquisa teórica; modelos mentais

PUBLICAÇÕES

Relatório Final de Pesquisa