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Temáticas Prioritárias

Temáticas prioritárias 2014/2015

Temáticas ligadas ao Plano Diretor Acadêmico da ESPM (2013-2020)

Estudos conceituais e epistemológicos envolvendo a noção de transformação, assim como casos de transformações empresariais e ligados às indústrias de transformação; propostas situadas no escopo da educação, tais como: formação de professores, ambientes de aprendizagem, currículos e itinerários de construção do conhecimento; investigações que resultem em ferramentas para avaliar a capacidade transformadora de estudantes e egressos; e estudos que resultem em métricas (KPIs) para a Escola.

Temáticas ligadas aos interesses de pesquisa do CAEPM (Agenda ESPM)

Estudos envolvendo a noção de estilos de vida brasileiros, em especial nos âmbitos da cidadania e do consumo; estudos sobre marca Brasil ou que dialoguem com a construção de identidades que permitam ao país ocupar novos lugares no cenário mundial.

Outras temáticas

Permanecem como balizadoras das prioridades de pesquisa as demandas das áreas de interesse da ESPM (com ênfase nos cursos de graduação), que podem ser consultadas no Apêndice 1 deste documento, juntamente com as temáticas prioritárias dos biênios anteriores.

Vale também frisar que tais temáticas sugeridas servem como critério para priorizar investimentos, mas não excluem propostas de pesquisas inovadoras que explorem outros temas e/ou metodologias. Serão também valorizados projetos de pesquisa que derivem em publicações de obras de referência na área, e cujos resultados alcançados possam ser ampliados, aprofundados, comparados e/ou atualizados por meio de parcerias com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.



Temáticas priorizadas nos anos anteriores

No ano de 2006 foram realizadas investigações com pesquisadores convidados, em uma etapa entendida como experimental. Entre 2007 e 2009 com base no regime de submissão interna, as pesquisas do Centro de Altos Estudos priorizaram as seguintes linhas definidas a partir de consulta à comunidade acadêmica da ESPM:

Comunicação, Propaganda e Marketing

Mídia, Tecnologia e Linguagem

Gestão, Organizações e Mercados

Mudança e Inovação

Relações e Negócios Internacionais

Consumo, Cultura e Sociedade

Cartografia das Representações, Práticas e Padrões de Consumo, na Sociedade Brasileira

No período 2010/2011, tendo em vista a celebração dos 60 anos da instituição e a necessidade estratégica de investir em atividades que tivessem como preocupação primeira o fortalecimento da expertise em comunicação e marketing, o CAEPM priorizou projetos ligados às seguintes temáticas:

Tendências do marketing contemporâneo

Discussão e revisão da noção de consumidor, consumo e padrões de comportamento; mensuração das ações de marketing; crítica às metodologias de pesquisa adotadas e proposição de novas metodologias.

Marketing e organizações

Novos paradigmas organizacionais e modelos de negócios; sustentabilidade, governança, ética e transparência; mutações no mundo do trabalho e do emprego.

Marcas e produtos

Construção da imagem de marca e impactos das marcas na vida cotidiana; análise histórica das formas de comercialização, comunicação e consumo de produtos e setores; design como interface entre marcas produtos, comunicação e consumo.

Tendências Contemporâneas da Comunicação com o Mercado

Comunicação comercial, entretenimento e cultura; o uso de novas mídias e de mídias sociais.

Na rodada de pesquisas 2011/2012, a partir da observação de lacunas de conhecimento existentes e da orientação estratégica da ESPM, foram priorizadas três áreas temáticas:

Marketing e Mercados

Pesquisas que abordem métricas de retorno e avaliação qualitativa e quantitativa das ações de marketing; análise crítica e revisão de modelos de negócios; mutações no mundo do trabalho e do emprego; governança, ética e transparência (em diálogo com a noção de sustentabilidade); crítica e proposição de novas metodologias de pesquisa; entre outros aspectos, com ênfase para propostas que permitam comparações nacionais e internacionais.

Inovação

Pesquisas que tenham como foco a inovação em sistemas, processos e estratégias (de negócios, comunicação e gestão), assim como formas de consumo e articulação entre consumidores, tendo em vista a expertise e posicionamento da ESPM.

Sustentabilidade

Pesquisas que abordem questões ligadas à estratégia organizacional e desenvolvimento sustentável; cadeias produtivas e processo produtivo sustentável; sustentabilidade, governança e ética corporativa; processos comunicacionais sustentáveis; discussão e revisão da noção de consumidor e consumo, tendo em vista a noção de sustentabilidade; design de produtos e serviços sustentáveis; organizações, esfera pública e cidadania; entre outros aspectos, com ênfase para propostas que permitam comparações nacionais e internacionais.

Para o biênio 2013/2014, além de contemplar as lacunas de conhecimento detectadas no âmbito da academia e do mercado, assim como as diretrizes estratégicas da ESPM, as prioridades de pesquisa foram definidas a partir das demandas das áreas (com ênfase nos cursos de graduação). A justificativa das propostas de pesquisa deve contemplar, portanto, temáticas consideradas prioritárias pelos cursos e indicar em qual(is) disciplina(s) a pesquisa terá ressonância direta, contribuindo para novas formas de pensar e ensinar as temáticas em questão. A seguir apresentamos um quadro com temáticas sugeridas pelos diversos cursos. As sugestões servem como critério para priorizar investimentos, mas não excluem propostas de pesquisas consistentes e inovadoras que explorem outros temas e/ou metodologias. Serão também valorizados aqueles projetos de pesquisa cujos resultados derivem publicações de obras de referência na área, e cujos resultados alcançados possam ser ampliados, aprofundados, comparados e/ou atualizados por meio de parcerias com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

JORNALISMO Jornalismo contemporâneo e cidadania - Estuda o jornalismo enquanto promotor da cidadania e dos direitos fundamentais do homem. Verifica o interesse público como norteador do trabalho jornalístico nas diversas produções jornalísticas e mídias.
Jornalismo contemporâneo e produções midiáticas - Estuda as dimensões da produção do jornalismo e o papel das mídias no cenário social. Analisa as possibilidades oferecidas para a produção de jornalismo pelas mídias tradicionais, as novas mídias e a convergência entre as mesmas e as implicações decorrentes das tecnologias na organização social. 
Jornalismo, novas mídias e empreendedorismo - Estuda o papel do jornalista, visto como um profissional empreendedor, ao assumir diversas produções, atualmente, apoiadas nas novas tecnologias de comunicação e informação. Pesquisa os projetos desenvolvidos ou propõe novo projeto por meio do estudo da audiência, análise da concorrência e desenvolvimento de conteúdo.
Jornalismo através dos tempos - Estuda a participação dos jornalistas no desenvolvimento e democratização da sociedade brasileira e o registro e contextualização dos fatos como parte da história do país. Procura resgatar o fato, registrá-lo e contextualizá-lo, tendo em vista a possibilidade se sua perpetuação na dinâmica da sociedade.
COMUNICAÇÃO Antropologia Digital – netnografia, etnografia digital etc.
Interfaces Comunicação e Consumo
Regulamentação e restrições da Publicidade
Cibercultura e digitalidades – impacto dos aparatos digitais nos processos de comunicação
Comunicação e Branding
Midiatização
Métricas em Comunicação - retorno sobre investimento (ROI)
Percursos metodológicos de pesquisa sugeridos – etnografia, análise de discurso e semiótica.
ADMINISTRAÇÃO Práticas atuais e tendências em Administração – estudos sobre o que há de novo nas organizações com possíveis recortes regionais e/ou de porte da empresa
Economia e indústria criativa
Empreendedorismo 
Inovação
Empreendimentos familiares
Gestão, Marketing, Negócios e Instituições Internacionais
Marketing, negócios digitais e redes sociais
Percursos metodológicos de pesquisa sugeridos – métodos de pesquisa interpretativa, a etnografia adaptada ao marketing, hermenêutica em profundidade (Thompson), entre outros.
RELAÇÕES INTERNACIONAIS Política e Economia Internacional - Estudo da estrutura internacional e/ou de seus atores (Estados, Organizações Internacionais, atores não-estatais e movimentos transnacionais) e suas respectivas motivações/interesses, bem como processos de interação internacional nas perspectivas política, estratégica, econômica e sócio-cultural. 
Diplomacia Corporativa - Análise dos impactos da dinâmica das relações internacionais para a atuação das empresas e seus gestores, incluindo dimensões política, econômico-produtiva, legal e sócio-cultural. Abrange também o estudo das ferramentas da diplomacia corporativa, entre elas, formulação e análise de cenários ou conjuntura, e avaliação de risco.
DESIGN

Temas Livres - A área de Design deixa em aberto as possibilidades temáticas  por se encontrar num processo interno de incentivo à pesquisa. Como sugestões, que não excluem outras temáticas, temos: Ergonomia e Usabilidade, Pesquisa Histórica em Design, Diálogo entre Design e Marketing, Metodologia de Projetos em Design, Mobilidade Urbana, e Moda.