Você está aqui

Estudos ESPM
Selecionados pelo Centro de Altos Estudos da ESPM (CAEPM) e publicados na Revista Marketing , os Estudos ESPM apresentam as tendências apontadas por pesquisas desenvolvidas por diversos professores da ESPM, funcionando como uma ponte entre a pesquisa acadêmica e o universo das empresas e dos negócios. Configuram-se também como um espaço para que os professores da ESPM, que tenham ou não trabalhos ligados ao CAEPM compartilhem sua visão a respeito do futuro de temas pertinentes à comunicação, administração, design e relações internacionais, inseridos no contexto do marketing. Veja abaixo as edições, nome dos artigos e seus autores.
2016
Edição | Artigo e autores |
---|---|
Janeiro |
O Marketing e a Comunicação no Clima do Planeta |
Março |
Marketing e paradesporto, eles precisam se conhecer Clarisse Setyon, Gabriel Mandel e Ricardo Zagallo Camargo |
2015
Edição | Artigo e autores |
---|---|
Janeiro/Fevereiro | Um marketing para pessoas III: o futuro do marketing na percepção de Lucas Cavalcanti - Banco Bradesco |
Março/Abril |
Um marketing para pessoas IV |
Maio/Junho |
Brasil: O desafio de um posicionamento múltiplo |
2014
Edição | Artigo e autores |
---|---|
Março/Abril |
Presença social: O Jingle e o traço identitário do Ser brasileiro - agonizam, mas não morrem |
Maio/Junho |
Do "asfalto para a favela" e da "favela para o asfalto" |
Setembro/Outubro |
Um maketing para pessoas I Andrea Salgueiro Cruz Lima - Unilever |
Novembro/Dezembro |
Um marketing para pessoas II |
2013
Edição | Artigo e autores |
---|---|
Janeiro/fevereiro |
Open capabilities: criação e gestão de competências |
Março/abril |
O pioneirismo move o mundo |
Maio/junho |
O conteúdo digital embalado pela música |
Julho/agosto |
Reposicionamento de marca no segmento de moda |
2012
2011
Edição | Artigo e autores |
---|---|
Janeiro |
Olhares sobre o comportamento do consumidor: vantagens e desvantagens das técnicas que tentam compreender o consumidor Diana Gualberto de Macedo |
Fevereiro | Não publicado (decisão da editora) |
Março |
Be P.O.P. Point-of-Purchase Eduardo França |
Abril |
Vulnerabilidade de Consumo – um estudo com consumidores paulistas de baixa renda Mateus Canniatti Ponchio |
Maio |
As ruas comerciais, o consumo e a vida social urbana Sílvia Borges |
Junho |
A internacionalização das franquias brasileiras Thelma Rocha |
Julho |
Curvas de difusão de marcas e modelos de motocicletas 50CC no Brasil Julio Figueiredo |
Agosto |
Ficção e realidade: um pouco da trajetória do celular Denio Dias Arrais |
Setembro | Não publicado (decisão da editora) |
Outubro |
O Estudo dos Investimentos Estrangeiros Diretos Frederico Araujo Turolla |
Novembro |
Games & Gamification Vicente M. Mastrocola “Vince Vader” |
Dezembro |
Frutos e raízes. Juventude e tradição Fabiana Parra De Lazzari |
2010
2009
2008
2007
Edição | Artigo e autores |
---|---|
Janeiro |
Marcas Bipolares e a reconfiguração da retórica de consumo Vladimir Safatle |
Fevereiro |
Mídia e Esfera Pública: os usos das novas mídias na campanha presidencial de 2006 |
Março | Não publicado (decisão da editora) |
Abril |
Desafios e Oportunidades dos Programas de Fidelidade |
Maio |
Off-shoring na indústria da propaganda: podemos exportar criação? Ilan Avrichir |
Junho |
Um mundo de possibilidades: entenda como os MMORPGs estão mudando os negócios na era digital |
Julho | Não publicado (decisão da editora) |
Agotso |
Música e Consumo na Contemporaneidade |
Setembro | Não publicado (decisão da editora) |
Outubro |
Arenas da Comunicação: uma comunicação líquida |
Novembro |
O Simbolismo no Consumo das Camadas Populares |
Dezembro | Não publicado (decisão da editora) |
2006
Edição | Artigo e autores |
---|---|
Abril |
Brasil a terra do luxo? - entrevista com Jean Castarède |
Maio | Não publicado (decisão da editora) |
Junho |
Renault, Odebrecht e Alcatel: representações do outro e o problema do inconsciente nas empresas – palestra de François Soulages |
Julho |
Meeting Points: o mercado sob um novo enfoque conceitual E.Giglio, S. Borges, V.Casaqui |
Agosto |
De que modo sites de relacionamento e fansites sinalizam novos hábitos de consumo de mídia no Brasil |
Setembro |
A Evolução do Marketing no Brasil |
Outubro |
Valor da Marca: uma abordagem sistêmica sobre brand equity |
Novembro |
Como anunciar para um público que faz a própria mídia |
Dezembro | Não publicado (decisão da editora) |