Você está aqui

Submissão de Projetos

Processo seletivo de projetos de pesquisa para o biênio 2015/2016

Acesse o Regulamento 2015/2016 e conheça os critérios e datas para enviar seu projeto.

 

 

 

Relatório da seleção de pesquisas 2013/2014

Chamada de projetos

Para o biênio 2013/2014, além de contemplar as lacunas de conhecimento detectadas no âmbito da academia e do mercado, assim como as diretrizes estratégicas da ESPM, as prioridades de pesquisa foram definidas a partir das demandas das áreas (com ênfase nos cursos de graduação). Conforme detalhado no Regulamento do CAEPM para 2013/2014 foram priorizadas, portanto, propostas que contemplassem temáticas consideradas prioritárias pelos cursos e indicassem em qual(is) disciplina(s) a pesquisa terá ressonância direta, contribuindo para novas formas de pensar e ensinar as temáticas em questão. Lembramos, contudo, que esse critério serviu para priorizar os investimentos, sem excluir propostas de pesquisas consistentes e inovadoras que explorassem outros temas e/ou metodologias. Valorizamos também projetos de pesquisa cujos resultados derivem publicações de obras de referência na área e cujos resultados alcançados possam ser ampliados, aprofundados, comparados e/ou atualizados por meio de parcerias com pesquisadores e instituições nacionais e internacionais.

A chamada de projetos foi iniciada em 11 de dezembro de 2012 pela comunicação eletrônica para toda a comunidade acadêmica nas três unidades e comunicação dirigida a diretores, coordenadores e chefes de departamentos, assim como para o conjunto de professores doutores da ESPM, público prioritário da chamada.

Os proponentes tiveram até o dia 15 de fevereiro de 2013 para enviar ao CAEPM o projeto de pesquisa, sumário executivo, planilha de custo e síntese do currículo.

Resposta recorde

Recebemos uma quantidade recorde de 27 propostas, bem acima da média de 12 a 15 projetos recebidos nos anos anteriores. A divisão por área temática foi a seguinte: 3 de jornalismo, 13 de comunicação, 3 de relações internacionais, 6 de administração e 2 de design. Sendo, por unidade, 9 projetos da ESPM-SP, 11 projetos da ESPM-Sul, 6 projetos da ESPM-Rio e 1 projeto reunindo duas unidades (ESPM-SP/ESPM-Sul).

Triagem interna e ajustes preliminares

Como forma de iniciar o processo de seleção, os projetos foram distribuídos de acordo com as áreas de atuação de cada membro do comitê científico do CAEPM. Vale lembrar que em 2013 o comitê foi significativamente ampliado, contando agora com a participação de representantes de todos os cursos (graduação e pós stricto sensu) e de todas as unidades.

Nessa primeira triagem, os membros do comitê levam em conta não apenas a relevância do trabalho para o campo, mas também a avaliação da consistência em termos de objetivos, justificativas, procedimentos e produtos previstos, tendo em vista o regulamento do CAEPM.

Essa triagem interna ocorreu no período entre 15 e 27 de fevereiro, sendo que no período de 15 a 20 os projetos recebidos foram compilados e distribuídos entre os membros do comitê e de 21 a 27 foram emitidos os pareceres internos. Entre 27 e 28 de fevereiro, os pareceres foram reunidos e organizados como subsídio para a reunião de coordenação do CAEPM, realizada no dia 1 de março de 2013, na qual foram definidos os projetos que prosseguiriam no processo seletivo.

Participaram da reunião os professores Fábio Hansen, Ricardo Zagallo Camargo e Veranise Dubeux, da coordenação de pesquisa do CAEPM, e os professores e professoras do comitê científico. Da ESPM São Paulo: João Carrascoza, Júlio Figueiredo, Marcelo Montore, M. Elisabete Antonioli, Rodney Nascimento e Rodrigo Cintra. Da ESPM Rio(por videoconferência): professores Carlos Alberto Messeder e Eliana Formiga. Da ESPM Sul(por videoconferência):  professor Adalberto Garcia e professoras Adriana Kurtz, Carolina Bustos, Eveline Brigido e Iara Silva da Silva. Na reunião de coordenação foram lidos e comentados os pareceres acerca dos 27 projetos recebidos e definidos os 9 projetos que prosseguiram no processo seletivo, a saber:

Cursos Título da pesquisa Autor(es)
JOR Profissão: jornalista. Perfis de egressos das escolas de jornalismo do Estado de São Paulo Maria Elisabete Antonioli (ESPM-SP)
COM Despesas em propaganda no Brasil e sua interligação com a economia internacional Fábio Pesavento (ESPM-Sul) e André M. Marques (UFPB)
  Do “asfalto para a favela”, da “favela para o asfalto”: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos

Sílvia Borges Corrêa e Michele de Lavra Pinto (ESPM-RJ)

  O marketing cultural e sua influência nas estratégias de branding Valesca Persch Reichelt (ESPM-Sul)
  Memória organizacional e comunicação integrada: construindo identidade e experiência Lucia Maria Marcellino de Santa Cruz (ESPM-RJ)
  Beleza do futuro. Os modos de ver, tratar e consumir a beleza feminina na juventude Selma Peleias Felerico Garrini (ESPM-SP)
  O consumo dos arranjos familiares gaúchos: um estudo dos casais ninho vazio Iara Silva e Liliane Rohde (ESPM-Sul)
  Práticas pedagógicas no ensino de criação publicitária Fábio Hansen (ESPM-Sul), Juliana Petermann (UFSM) e Rodrigo Stéfani  Correa (UFPE)
ADM Laboratório de logística: testando o trade off de compras e a relação nível de serviço versus preço de venda Marco Aurélio Carino Bouzada (ESPM-RJ)

Como comentário geral, observamos que a maior parte dos projetos carecia de detalhamento quanto às entregas previstas e ao cronograma. Esse pedido foi acrescentado aos pareceres. Os pareceres foram revisados pela coordenação de pesquisa, com a participação dos pareceristas originais, para uniformizar linguagem e inserir pedidos de ajustes adicionais, se necessários, e enviados aos proponentes. Esse processo de padronização dos pareceres ocorreu de 1º e 12 de março, quando foi enviado aos pesquisadores o resultado da primeira triagem.

Para os projetos recusados, a entrega do parecer foi feita de forma presencial pelo coordenador do CAEPM de cada unidade - no caso de São Paulo - foram agendadas reuniões com os pesquisadores que consideraram esse encontro presencial necessário. Para os projetos aprovados, os pareceres foram enviados por e-mail e os proponentes tiveram até o dia 25 de março de 2013 para fazer os ajustes solicitados e reencaminhar a proposta ao CAEPM.

Pareceres externos e decisão final

Os projetos ajustados foram reavaliados pela coordenação de pesquisa e encaminhados a pareceristas externos, selecionados levando em conta a experiência em pesquisa e a aderência à temática dos projetos. O processo de envio dos projetos e recebimento dos pareceres externos durou de 27 de março a 8 de abril de 2013.

Os pareceres externos e projetos ajustados foram reencaminhados aos pareceristas internos originais e também a um comentarista, de modo que obtivéssemos subsídios para uma decisão final a partir das considerações do parecerista externo e dois membros do comitê científico do CAEPM.  A esses membros coube avaliar se as solicitações do parecer interno foram contempladas ou o projeto ainda necessitava de ajustes e também comentar o parecer externo, seja para endossá-lo, sugerir novos ajustes ou a desconsideração de pedidos entendidos como não pertinentes antes do envio aos autores. Esses subsídios foram compilados para a segunda reunião de coordenação do CAEPM, realizada no dia 19 de abril de 2013, quando foi selecionado - entre os 9 da primeira triagem -  um conjunto de 5 projetos finalistas.

O procedimento de comunicação foi o mesmo da triagem interna, com devolutivas presenciais com os proponentes interessados e envio dos pedidos de ajuste aos projetos selecionados. Os autores tiveram o prazo de 20 dias, até 15 de maio de 2013, para reestruturar o texto e enviar a versão final do projeto. Lembramos que a aprovação do projeto estará condicionada a realização dos ajustes solicitados e à disponibilidade orçamentária.

Entre os projetos recusados, foram enviadas ao CAEPM duas contestações do resultado. Os dois casos foram reavaliados pelos membros do comitê científico e professores especialistas da ESPM e os pareceres de recusa foram mantidos.

Entre 15 de maio e 07 de junho os projetos selecionados ajustados foram recebidos, reavaliados com o envio de comentários e eventuais pedidos de ajustes aos proponentes e iniciados os trâmites referentes a ajustes orçamentários e elaboração de contratos.

Projetos selecionados - biênio 2013/2014

Após o processo de avaliação interna e externa foram selecionadas as seguintes pesquisas para realização no biênio 2013/2014:

Cursos Título da pesquisa Autor(es)
COM Do “asfalto para a favela”, da “favela para o asfalto”: uma pesquisa etnográfica sobre a circulação e a vida social de móveis e eletrodomésticos Sílvia Borges Corrêa e Michele de Lavra Pinto (ESPM-RJ)
  O marketing cultural e sua influência nas estratégias de branding Valesca Persch Reichelt (ESPM-Sul)
  Beleza do Futuro. Os modos de ver, tratar e consumir a beleza feminina na juventude Selma Peleias Felerico Garrini (ESPM-SP)
  O Consumo dos arranjos familiares gaúchos: um estudo dos casais ninho vazio Iara Silva e Liliane Rohde (ESPM-Sul)
  Práticas pedagógicas no ensino de criação publicitária Fábio Hansen (ESPM-Sul), Juliana Petermann (UFSM) e Rodrigo Stéfani  Correa (UFPE)

Agradecemos aos professores da casa pela quantidade recorde de submissão de projetos de pesquisa, parabenizamos todos os participantes e desejamos sucesso aos selecionados.

Direção do CAEPM
Coordenação de pesquisa do CAEPM

10/junho/2013