Você está aqui

Central de Cases

Informações Gerais

Breve história da Central de Cases ESPM

A Central de Cases ESPM foi criada no ano 2000, com o objetivo de favorecer a aprendizagem dos estudantes, com aulas mais práticas, interessantes e divertidas – tendo os casos como ponto-de-partida para diversos tipos de dinâmicas na sala de aula.  Outra motivação importante para a ESPM foi o entendimento de que era necessário incentivar a redação de casos de empresas e organizações que atuassem no Brasil, criando oportunidades para os estudantes vivenciarem, em sala de aula, discussões mais próximas a sua realidade e mercado de trabalho.
 
A criação da Central de Cases reflete o esforço da ESPM promover Metodologias Ativas de ensino e aprendizagem, desde 2000. O Método do Caso corresponde a uma dessas metodologias, com a elaboração e oferta de casos por meio da Central de Cases, a ESPM passou a contribuir para o acesso a esse tipo de material didático não apenas para seus Professores, mas para todos os professores interessados, independentemente de sua vinculação institucional. Assim sendo, nossos casos são utilizados tanto na ESPM, quanto por diversas Instituições de Ensino Superior, localizadas nas mais diversas regiões do Brasil. 
 
Desde o início da Central de Cases, o acesso à base de casos é gratuito: qualquer pessoa pode fazer o download dos casos e utilizá-los. A ESPM acredita na aprendizagem centrada no participante, e sabe que a discussão de casos é uma das diversas formas de promover aulas transformadoras, capazes de mobilizar a aprendizagem significativa.
 

Caracterização do acervo da Central de Cases ESPM

Atualmente o nosso acervo da Central de Cases ESPM é constituído por 222 casos para ensino, divididos em mais de 40 temas. Tais temas foram agrupados em oito (8) áreas de conhecimento, conforme abaixo indicado:
 
1. Comunicação
2. Estratégia
3. Pessoas
4. Marca e Branding
5. Marketing e Negócios Internacionais
6. Inovação, Economia Criativa e Empreendedorismo
7. Gestão, Logística e Finanças
8. Sustentabilidade e Agronegócio
O Gráfico 1 ilustra o número de casos disponíveis, por área de conhecimento.
 
Gráfico 1 – Quantidade de casos publicados na Central de Cases ESPM, divisão por área de conhecimento
 
 
 

Casos-Exemplo vs Casos-Problema

A Central de Cases ESPM oferece dois tipos de casos: são 109 casos-problema (também conhecidos como casos “Harvard”) e 113 casos-exemplo.
 
Os casos-problema são elaborados com o propósito colocar o Estudante no papel do tomador de decisão, sendo imprescindível a preparação do caso, seguida de sua discussão em sala de aula, para que haja aprendizagem significativas entre os participantes.
 
Os casos-exemplo, por sua vez, apresentam narrativas que já incorporam “o que aconteceu”, portanto permitem uma aprendizagem mais autossuficiente, ainda que também sejam utilizados em sala de aula para dinâmicas diversas.
 
A Tabela 1 reúne as principais diferenças existentes entre esses dois tipos de casos para ensino:
 
 
Se você é Professor, é importante saber que, atualmente, 109 dos 222 casos publicados na Central de Cases ESPM possuem Notas de Ensino. As Notas de Ensino constituem um “guia-de-aula”, cujo acesso é EXCLUSIVO aos professores devidamente identificados. Veja mais informações na sessão “Notas de Ensino”.

 

Comunidade Prática

Recentemente foi criada uma comunidade de prática de professores da ESPM que utilizam casos para ensino nas disciplinas que lecionam na Instituição. A comunidade está hospedada no Facebook, como um grupo “fechado” (acesso exclusivo aos Professores). Você pode encontrar a comunidade diretamente no Facebook pesquisando por “Comunidade de Prática sobre o Método do Caso – Professores ESPM”. 

Contato

Você pode entrar em contato conosco pelo e-mail centraldecases@espm.br ou ligue para (11) 5085-4629. 

Videos

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Administração

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Publicidade e Propaganda

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Jornalismo 

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Design 

Para mais informações envie e-mail para centraldecases@espm.br.