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Central de Cases

Em 2014, a Central de Cases ESPM completa 14 anos de existência. A sua criação se deveu ao interesse de as lideranças acadêmicas contribuírem para ampliar as condições que favorecessem os professores da Escola adotarem metodologias ativas, capazes de mobilizar a aprendizagem significativa dos estudantes, na medida em que contribuem para se ultrapassar as limitações das aulas tradicionais.

Em julho de 2013, o acervo da Central de Cases ESPM reunia 304 objetos. Três quartos deles escritos por professores da ESPM: 43% elaborados por professores da ESPM-SP; 21% por professores da ESPM Sul; e 11% por professores da ESPM Rio. Os autores dos casos lecionam, principalmente, nos cursos de Administração (29%), Pós-graduação lato e stricto sensu (23%), e Comunicação (11%).

Dos casos que compõem a base de dados, 209 (69%) são casos reais; 57 (19%) são casos fictícios; e 38 (12%) são casos baseados em dados secundários. Dos 304 casos para ensino disponíveis, apenas 136 contam com notas de ensino; e 109 são da área de Marketing.

Em alinhamento com o PDA e em fina sintonia com o incentivo à utilização do Método do Caso, a Vice Presidência Acadêmica, por meio do Núcleo de Práticas Pedagógicas (NPP), criou as condições que permitiram a Central de Cases da ESPM assinar um contrato com a Harvard Business School Publishing (HBSP) que permite o uso ilimitado das seguintes publicações:

- Casos Harvard Business School (HBS)

- Casos Partner Collections

- Artigos Harvard Business Review (HBR)

- Artigos Partner Collections

- Notas técnicas

- Capitulos de livros Harvard Business Press

Assim, além de continuar incentivando o desenvolvimento de casos nacionais, a Central de Cases passa a oferecer a comunidade docente da ESPM um Banco de Casos maior e mais diversificado.

Saiba mais sobre a Central de Cases da ESPM clicando nos vídeos a seguir:

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no processo de aprendizagem 

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Administração

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Publicidade e Propaganda

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Jornalismo 

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Design 

Para mais informações envie e-mail para centraldecases@espm.br.

 

Nova Política

Com o intuito de estabelecer novos critérios de qualidade, elegibilidade, e alterar o regime de submissão e seus requisitos mínimos, a Central de Cases modificou sua Política. Para conhecer a Nova Política, entre em contato conosco pelo e-mail: centraldecases@espm.br

Objetivos

A Central de Cases ESPM tem como objetivo promover o método do caso como uma ferramenta de ensino e aprendizado nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola, com casos apropriados para cada nível e para cada disciplina. A missão é  estimular a produção e a aplicação de casos com o propósito de consolidar o método do caso como uma ferramenta de ensino e aprendizado na graduação e pós-graduação

Histórico

Desde 2000, a Central de Cases reúne os mais variados casos sobre estratégias empresariais. São histórias compiladas por professores e pesquisadores da ESPM e, mais recentemente, de outras Instituições de Ensino Superior. Os mais de 300 casos de ensino já publicados  colocam o estudante em contato com os desafios enfrentados pelas empresas, recriam e antecipam os principais problemas vividos por executivos no dia a dia.