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Central de Cases

Em 2014, a Central de Cases ESPM completa 14 anos de existência. A sua criação se deveu ao interesse de as lideranças acadêmicas contribuírem para ampliar as condições que favorecessem os professores da Escola adotarem metodologias ativas, capazes de mobilizar a aprendizagem significativa dos estudantes, na medida em que contribuem para se ultrapassar as limitações das aulas tradicionais.

Em julho de 2013, o acervo da Central de Cases ESPM reunia 304 objetos. Três quartos deles escritos por professores da ESPM: 43% elaborados por professores da ESPM-SP; 21% por professores da ESPM Sul; e 11% por professores da ESPM Rio. Os autores dos casos lecionam, principalmente, nos cursos de Administração (29%), Pós-graduação lato e stricto sensu (23%), e Comunicação (11%).

Dos casos que compõem a base de dados, 209 (69%) são casos reais; 57 (19%) são casos fictícios; e 38 (12%) são casos baseados em dados secundários. Dos 304 casos para ensino disponíveis, apenas 136 contam com notas de ensino; e 109 são da área de Marketing.

Em alinhamento com o PDA e em fina sintonia com o incentivo à utilização do Método do Caso, a Vice Presidência Acadêmica, por meio do Núcleo de Práticas Pedagógicas (NPP), criou as condições que permitiram a Central de Cases da ESPM assinar um contrato com a Harvard Business School Publishing (HBSP) que permite o uso ilimitado das seguintes publicações:

- Casos Harvard Business School (HBS)

- Casos Partner Collections

- Artigos Harvard Business Review (HBR)

- Artigos Partner Collections

- Notas técnicas

- Capitulos de livros Harvard Business Press

Assim, além de continuar incentivando o desenvolvimento de casos nacionais, a Central de Cases passa a oferecer a comunidade docente da ESPM um Banco de Casos maior e mais diversificado.

Saiba mais sobre a Central de Cases da ESPM clicando nos vídeos a seguir:

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no processo de aprendizagem 

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Administração

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Publicidade e Propaganda

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Jornalismo 

Central de Cases ESPM: o uso de casos para ensino no curso de Design 

Para mais informações envie e-mail para centraldecases@espm.br.

Texto de autoria da professora Joyce Ajuz
Minha experiência em Harvard
O conteúdo do texto da professora Joyce Ajuz Coelho, coordenadora nacional da Central de Cases da ESPM, reúne suas reflexões sobre a experiência vivenciada no seminário de Case Method, realizado em agosto de 2014, pela Universidade Harvard. 

                                  

Contrato celebrado entre a Central de Cases ESPM  e a Harvard Business Publishing
Com a intenção de ampliar as condições que favoreçam os professores planejarem atividades que envolvam ensino e aprendizagem nas disciplinas que ministram na ESPM, em 2014, a Central de Cases formalizou um contrato com a Harvard Business Publishing. Desde então, o corpo docente da ESPM poderá ter acesso a materiais acadêmicos e pedagógicos que certamente contribuirão para as dinâmicas que desejam promover em sala de aula: Casos Harvard Business School (HBS), Casos Partner Collections, Notas Técnicas, Artigos publicados na Harvard Business Review (HBR), Artigos Partner Collections, além de capítulos de livros publicados pela Harvard Business Press. Registre o seu cadastro:
http://www.espm.br/espm/mailing/arquivos_link/central_cases_harvard_passo_passo.pdf

Objetivos

A Central de Cases ESPM tem como objetivo promover o método do caso como uma ferramenta de ensino e aprendizado nos cursos de graduação e pós-graduação da Escola, com casos apropriados para cada nível e para cada disciplina. A missão é  estimular a produção e a aplicação de casos com o propósito de consolidar o método do caso como uma ferramenta de ensino e aprendizado na graduação e pós-graduação

Histórico

Desde 2000, a Central de Cases reúne os mais variados casos sobre estratégias empresariais. São histórias compiladas por professores e pesquisadores da ESPM e, mais recentemente, de outras Instituições de Ensino Superior. Os mais de 300 casos de ensino já publicados  colocam o estudante em contato com os desafios enfrentados pelas empresas, recriam e antecipam os principais problemas vividos por executivos no dia a dia.