Você está aqui

Centro de Altos Estudos da ESPM

Seleção de Pesquisas 2017/2018 - Calendário de atividades

Período

Atividade

29 de novembro de 2016

Publicação do Regulamento 2017/2018

24 de março de 2017

Data limite para submissão de projetos

De março a junho de 2017

Seleção dos projetos de pesquisa

30 de junho de 2017

Divulgação dos projetos selecionados

De agosto/2017 a junho/2018

Realização dos projetos selecionados

 

Missão e valores

O Centro de Altos Estudos da ESPM é um espaço dedicado à pesquisa avançada, de caráter interdisciplinar, pautada por critérios de rigor e excelência e por uma especial atenção aos impactos políticos, sociais e econômicos do conhecimento. Sua missão envolve a geração de conhecimento estratégico para a ESPM, a sociedade e o país.

O CAEPM realiza atividades que priorizam as grandes áreas de expertise da ESPM - Comunicação, Consumo, Design, Gestão e Marketing - articuladas aos cursos de graduação e pós-graduação lato e stricto sensu.

Tem como característica o diálogo constante com os diversos setores da Escola, visando o fortalecimento da cultura de pesquisa e a articulação das diversas iniciativas de geração de conhecimento na ESPM com interlocutores internos e externos, no âmbito acadêmico e mercadológico.

O que fazemos

Para cumprir sua missão, o CAEPM realiza atividades divididas em duas dimensões:

  • Produção de conhecimento (pesquisas e projetos técnicos) com agenda definida pelos seguintes mecanismos:
    • Submissão Interna - chamada de projetos aberta a professores doutores de todos os cursos da ESPM, tendo como critérios a consistência do projeto e as temáticas prioritárias definidas por biênio.
    • Agenda Própria - Projetos científicos e técnicos conduzidos pela equipe do Centro e professores convidados, priorizando a busca de recursos junto a instituições de fomento e iniciativa privada. A partir de 2013 o Centro inicia a modalidade de Projetos Temáticos, realizados em equipe, dialogando com interesses dos vários setores e das três unidades da ESPM.
  • Difusão de conhecimento, visando promover o diálogo com a sociedade por meio da participação dos pesquisadores em reuniões acadêmicas e atividades organizadas por empresas e instituições, publicações impressas e eletrônicas, organização de eventos tais como palestras, cursos e congressos. Com destaque para o programa de professores convidados, os Simpósios Internacionais de Administração e Marketing (realizados anualmente desde 2006), e os Ciclos ESPM de Comunicação e Marketing (realizados bienalmente desde 2005, originalmente com o nome de Encontros ESPM).

Histórico

O CAEPM, denominado originalmente como Centro de Altos Estudos de Propaganda e Marketing foi criado em abril de 2005 para promover a geração e difusão de conhecimento avançado nas áreas de consumo, gestão e comunicação. O ano de 2005 correspondeu à fase de implantação, com ênfase no diálogo com outros setores da Escola, formulação de princípios e plano de atuação. Em 2006, ocorreu uma fase experimental e, a partir de 2007, iniciou-se a operação efetiva, com procedimentos definidos para as atividades de produção e difusão de conhecimento. A partir de 2008, em virtude da ampliação das áreas de atuação, o CAEPM passou a ser denominado Centro de Altos Estudos da ESPM. Desde 2009 o Centro passa a desenvolver uma agenda própria de pesquisas e a partir de 2013 reforça o vínculo com os interesses dos cursos de Graduação, assim como inclui entre suas modalidades de pesquisa a realização de projetos temáticos, voltados para áreas consideradas estratégicas pela ESPM.