Você está aqui

Observatório de Multinacionais Brasileiras

O Observatório de Multinacionais Brasileiras da ESPM é um centro internacional de pesquisa científica que concentra seus esforços no estudo do processo de internacionalização de empresas brasileiras. Ele nasce a partir de pesquisa realizada no âmbito do Centro de Altos Estudos da ESPM – CAEPM, cujo objetivo consiste em promover a geração de conhecimentos de fronteira orientados para a inovação. 

Missão: “Ser um centro de excelência acadêmica no mapeamento e na difusão de informações sobre investimentos brasileiros no exterior."

Linhas de pesquisas

Perfil das multinacionais brasileiras

Busca monitorar os investimentos brasileiros no exterior em diferentes setores competitivos, como: setor primário/extrativista, manufatureiro e de serviços.

Internacionalização de franquias brasileiras

Estuda o processo de internacionalização das franquias brasileiras, seus motivadores e desafios.

Gestão de Marcas Globais

Desenvolve metodologias gerenciais e ferramentas de diagnóstico com foco no processo
de gestão global de marcas.

Gestão intercultural

Procura entender questões relacionadas ao Global Mindset e estilo gerencial brasileiro no âmbito dos negócios internacionais e os diferentes aspectos da gestão de pessoas em empresas multinacionais brasileiras.

Competitividade internacional

Auxilia as empresas brasileiras e seus gestores no desenvolvimento de capacidades distintivas que implicam no incremento da competitividade empresarial em termos globais.

Inovação global

Investiga o processo de criação e transferência de inovação em empresas brasileiras internacionalizadas e os fatores que influenciam nessa dinâmica.

Parcerias

O Observatório de Multinacionais Brasileiras realiza diversas parcerias de pesquisa para execução de suas investigações. Atualmente possui convênio com a Universidade de São Paulo (FEA/USP), University of Adelaide (Austrália), Thunderbird School of Global Management (EUA) e possui parcerias com pesquisadores e organizações no Brasil e no exterior.

Patrocinadores

Os patrocinadores podem propor projetos de pesquisas e dispor de acesso a todos os estudos desenvolvidos, além de outras contrapartidas. O Observatório de Multinacionais Brasileiras está aberto a solicitações de pesquisas avulsas.

Conheça aqui nossas publicações