Você está aqui

Eixos de Pesquisa e Pesquisadores

EIXOS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO - DOUTORADO E MESTRADO

PROCESSOS DE RECEPÇÃO E CONTEXTOS SOCIOCULTURAIS ARTICULADOS AO CONSUMO

Investigação da interface comunicação/consumo no plano da recepção e dos contextos macrossociais. As diversas implicações da comunicação e do consumo no cotidiano, na cultura e na sociedade: recepção e audiências; educação; questões geracionais e de classe; novos sensórios, regimes de visibilidade, estetização e espetáculo; apropriações e ressignificações das tecnicidades; processos e ações socioculturais de engajamento característicos das culturas midiáticas e do consumo.
Coordenação: Profa. Dra. Rose de Melo Rocha

LÓGICAS DA PRODUÇÃO E ESTRATÉGIAS MIDIÁTICAS ARTICULADAS AO CONSUMO

Investigação da interface comunicação/consumo no plano da produção e das estratégias midiáticas. Os sistemas e processos produtivos, considerando suas condições, narrativas e lógicas: mundo do trabalho e suas representações; relação entre entretenimento, tecnologias e digitalização da cultura; poéticas e narrativas concernentes ao campo da produção, em seus discursos e materialidades; dinâmicas midiáticas e de consumo associadas à construção de narrativas sobre a identidade e a diferença.
Coordenação: Profa. Dra. Tânia Márcia Cezar Hoff

EIXOS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO EM GESTÃO INTERNACIONAL

MARKETING EM GESTÃO INTERNACIONAL

Envolve estudos e pesquisas orientados para construção do conhecimento relacionado à dimensão internacional da gestão do Marketing, abrangendo a transferência de conhecimento em multinacionais, o comportamento do consumidor em diferentes países e culturas, a construção da marca Brasil e seu reflexo nas ações de marketing, e a gestão do marketing em importantes setores internacionais, como agronegócios, franquias e varejo.
Coordenação da linha: Thelma Valéria Rocha Rodrigues.

ESTRATÉGIA EM GESTÃO INTERNACIONAL

Envolve estudos e pesquisas que compreendem as estratégias de internacionalização das empresas, bem como o estudo da estratégia adotada pelas empresas já internacionalizadas, englobando o planejamento e a estruturação das funções internacionais, o papel e a estratégia das subsidiárias, a relação entre as subsidiárias e a matriz, os fatores de competitividade das empresas multinacionais, o processo de internacionalização e evolução da organização internacional e a estratégia das empresas multinacionais referentes a atividades como inovação e ações de sustentabilidade.
Coordenador da linha: Frederico Araújo Turolla.

INOVAÇÃO EM GESTÃO INTERNACIONAL

Esta linha envolve experiências de ensino e pesquisa no universo científico da inovação com foco na gestão internacional. Abrange o estudo de sistemas nacionais de inovação, difusão de inovação pelos mercados, gestão da inovação no ambiente internacional, gestão da inovação tecnológica, inovação colaborativa e inovação sustentável. A abordagem proposta é conciliar uma formação interdisciplinar e integrada por meio de conhecimento sobre os conceitos que regem as instituições de fomento, de um lado, com os princípios dinâmicos de gestão estratégica da inovação em ambientes globalizados, de outro.
Coordenador da linha: Marcos Amatucci.

EIXOS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

Esta linha de atuação investiga indivíduos, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências. Inclui estudos sobre os diversos papéis que os atores possuem bem como suas facetas sociais, econômicas e políticas.
Coordenação: Profs. Dr. Vivian Iara Strehlau e George Bedinelli Rossi

INTELIGÊNCIA DE MERCADO

Envolve estudos e pesquisas que compreendem formas de obtenção de informação, seu uso e aplicação na compreensão de como os indivíduos se constituem como consumidores e o mercado como cenário de consumo, permitindo o levantamento de insights sobre situações de compra e consumo.
Coordenação: Prof. Dra. Luciana Florêncio de Almeida

EIXOS DE PESQUISA DO PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM PRODUÇÃO JORNALÍSTICA E MERCADO

LÓGICAS E MODELOS DE GESTÃO EM JORNALISMO

Essa linha de pesquisa estuda e analisa as alterações no mercado, como os novos modelos de negócios em jornalismo, tendo em vista a emergência de empreendimentos sustentáveis economicamente. Considera a diversificação do valor comercial da notícia, o consumo da informação por uma audiência ativa e inserida na ambiência das tecnologias digitais e os consequentes impactos nos processos de gestão. Compreende estudos e práticas voltados às novas atribuições e atuações do profissional no cenário jornalístico em constante mutação.
Coordenação: Maria Elisabete Antonioli

PRODUÇÃO DE CONTEÚDO

Essa linha de pesquisa estuda e desenvolve a produção de conteúdos inovadores em jornalismo, alinhados ao cenário midiático e comunicacional contemporâneo. Prevê dinâmicas narrativas em múltiplas plataformas e a utilização de ferramentas tecnológicas que forneçam suporte à apuração, produção e edição jornalística. Compreende a análise de métodos e práticas para a elaboração de produtos em um ecossistema informacional complexo.
Coordenação: Renato Essenfelder Abrahão Filho