XI Congresso Internacional de Administração e XI Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM

Sobre o evento

O Congresso Internacional e Simpósio ocorrerão nos dias 28 e 29 de novembro de 2016, nas dependências da ESPM–SP, Campus Prof. Francisco Gracioso, Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo. No período da manhã, o simpósio internacional reunirá nomes de expressão para realizar conferências e participar de painéis relacionados ao tema-âncora: Internacionalização e Crise Econômica: Desafios e Oportunidades. No período da tarde ocorrerá o congresso, com apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos selecionados de acordo com as áreas temáticas, além das sessões do consórcio doutoral, sendo incentivado o envio de trabalhos que dialoguem com o tema central do evento. 

Click to view the english version

Datas importantes

Descrição das etapas

Datas

Início da chamada de trabalhos e abertura do sistema para recebimento dos trabalhos

01 de julho de 2016

Prazo para a submissão dos trabalhos

15 de agosto de 2016

Divulgação eletrônica dos resultados das avaliações dos trabalhos inscritos

28 de setembro de 2016

Abertura do sistema de inscrições on-line

28 de setembro de 2016

Encerramento das inscrições para os apresentadores dos trabalhos selecionados (artigos e casos de ensino) Atenção: para que os trabalhos selecionados integrem os anais e sua apresentação esteja prevista na programação, pelo menos um dos autores deverá formalizar a inscrição

11 de outubro de 2016

Realização do XI Congresso Internacional e do XI Simpósio

28 e 29 de novembro de 2016

 

Tema

Internacionalização e Crise Econômica: Desafios e Oportunidades

Tanto o ambiente doméstico como o global vem sofrendo cada vez mais o impacto de períodos de crises e incertezas, particularmente com as recentes crises como Asiática, da Argentina, da Rússia, 11 de setembro, crise imobiliária do subprime nos EUA, crise da zona do Euro e mais recentemente a crise econômica brasileira. As incertezas destes períodos fazem com que as empresas adotem medidas para enfrentar e sobreviver durante a fase de crise. Uma das estratégias utilizadas pelas empresas para diminuir as incertezas consiste em focar não apenas no mercado doméstico, mas adotar uma estratégia de diversificação geográfica em mercados internacionais. Por um lado, isto possibilita as empresas a oportunidade de diluir o risco em diversas operações internacionais particularmente quando depara com momentos de crise econômica em determinado mercado. Por outro lado, há inúmeros desafios relacionados à  complexidade em lidar com diferentes ambientes de negócios, culturas e instituições. Neste processo de internacionalização envolve aspectos relacionados ao marketing, estratégia, inovação, relações entre empresa-governo, ensino e pesquisa no contexto internacional. Estes aspectos devem ser bem analisados para que as empresas em período de crise possam obter vantagens e competências para competir num cenário global. Dentro desse escopo, a ESPM promove o XI Congresso Internacional de Administração e XI Simpósio Internacional de Administração e Marketing da ESPM cujos objetivos são: conhecer as contribuições de acadêmicos – brasileiros e estrangeiros – que vêm consolidando a área de negócios internacionais; difundir resultados e estimular novas pesquisas sobre questões empíricas que têm mais probabilidades de terem desdobramentos rápidos a respeito da prática da administração no país; e contribuir para o questionamento da validade de teorias formuladas em outros contextos e a formulação de novos referenciais e modelos.  O evento busca ainda aliar o aporte acadêmico à contribuição de profissionais que atuam no âmbito dos negócios internacionais levantando questões que suscitam particular interesse no meio político e empresarial brasileiro. O programa inclui sessões de apresentação de artigos acadêmicos, casos de ensino selecionados, consórcio doutoral, painéis temáticos e palestras de convidados com reconhecida expertise no tema-âncora.

Público-alvo

  • Mestrandos e doutorandos de temas ligados a negócios internacionais
  • Pesquisadores ligados à administração e ao marketing
  • Graduandos participantes de Programa de Iniciação Científica
  • Representantes de agências de fomento à pesquisa acadêmica
  • Representantes de governos envolvidos com projetos de internacionalização e inovação
  • Autores e editores de obras relacionadas à administração e ao marketing
  • Professores envolvidos com a formação de administradores, tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação stricto e lato sensu
  • Diretores e coordenadores de cursos de administração, economia, contabilidade, relações internacionais, geopolítica, antropologia, sociologia e comunicação
  • Profissionais interessados no tema-âncora

Palestrante internacional

O palestrante internacional convidado neste ano é o Prof. Jeffrey R. Parker, professor de comportamento do consumidor na J. Mack Robinson College of Business, da Georgia State University. Tem desenvolvido pesquisas acerca do processo decisório do consumidor, as diferenças entre confiança na escolha e conforto com a escolha, além de investigar fatores que levam à “desadoção” de produtos ou serviços. Atualmente é integrante do comitê editorial de revisão do International Journal of Research in Marketing.

Contato

Caso necessitem de outras informações sobre o evento, por gentileza encaminhe sua mensagem para simposio2016-sp@espm.br .

Aguardamos a sua participação!