Você está aqui

simposio 2014

O Simpósio e Congresso da ESPM é um evento tradicional que visa discutir e debater os assuntos recentes na área de Administração, Marketing e Gestão Internacional. Este ano o evento ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro de 2014, nas dependências da ESPM – SP – Campus Prof. Francisco Gracioso – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo.

No período da manhã, o simpósio internacional reunirá nomes de expressão nacional e internacional para realizar palestras e participar de painéis relacionados ao tema-âncora:­­­­­­­­­­­­ Marketing, Estratégia e Inovação na Internacionalização das Empresas. 

No período da tarde ocorrerá o congresso, com apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos selecionados de acordo com as áreas temáticas. Este ano será realizado o I Consórcio Doutoral ESPM, sendo incentivado o envio de trabalhos que dialoguem com o tema central do evento. Nessa décima edição, o congresso permanece aberto para representantes da comunidade acadêmica nacional e internacional e demais interessado nos estudos em Administração, Marketing e Gestão Internacional. Aguardamos a sua participação!

Premiação 2014 Congresso ESPM

Tema

Marketing, Estratégia e Inovação na Internacionalização das Empresas

Recentemente nota-se que além do foco do mercado doméstico, muitas empresas vêm destinando sua atenção para os mercados internacionais. Desta forma, torna-se cada vez mais importante investigar como vem sendo este processo de internacionalização das empresas multinacionais neste cenário global. Este processo envolve principalmente aspectos relacionados ao marketing, estratégia e inovação internacional. Dentro desse escopo, a ESPM promove seu IX Simpósio Internacional de Administração e Marketing / X Congresso de Administração cujos objetivos são: conhecer as contribuições de acadêmicos – brasileiros e estrangeiros – que vêm consolidando a área de negócios internacionais; difundir resultados e estimular novas pesquisas sobre questões empíricas que têm mais probabilidades de terem desdobramentos rápidos a respeito da prática da administração no país; e contribuir para o questionamento da validade de teorias formuladas em outros contextos e a formulação de novos referenciais e modelos.  O evento busca ainda aliar o aporte acadêmico à contribuição de profissionais que atuam no âmbito dos negócios internacionais levantando questões que suscitam particular interesse no meio político e empresarial brasileiro.

O programa inclui sessões de apresentação de artigos acadêmicos, casos de ensino selecionados, consórcio doutoral, painéis temáticos e palestras de convidados com reconhecida expertise no tema-âncora.

Premiação e fast track

Serão selecionados dois artigos por área temáticapara receber a premiação (certificado especial) do evento ESPM:

- Melhor Trabalho da Área Temática (1º lugar)

- Trabalho de Destaque na Área Temática (2º lugar)

Além de receberem a premiação, os dois melhores trabalhos selecionados por área serão indicados em regime FAST TRACK para os seguintes periódicos científicos de destaque na área:

Público-Alvo

  • Mestrandos e doutorandos de temas ligados a negócios internacionais
  • Pesquisadores ligados à administração e ao marketing
  • Representantes de agências de fomento à pesquisa acadêmica
  • Representantes de governos envolvidos com projetos de internacionalização e inovação
  • Autorese editores de obras relacionadas à administração e ao marketing
  • Professores envolvidos com a formação de administradores, tanto em cursos de graduação quanto de pós-graduação stricto e lato sensu
  • Diretores e coordenadores de cursos de administração, economia, contabilidade, relações internacionais, geopolítica, antropologia, sociologia e comunicação
  • Profissionais interessados no tema-âncora

Inscrições

Seguindo as diretrizes de ação social do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional (PMDGI/ESPM),este ano a taxa de inscrição do evento será simbólica.

Com isso, pedimos encarecidamente aos participantes a doação de 2 kg (dois quilos) de alimentos não perecíveis que será convertido para uma instituição de caridade designada pelo PMDGI/ESPM e pela ESPM Social.

Os alimentos doados serão coletados no dia da realização do Simpósio/Congresso no momento do registro do evento (obtenção de crachás, anais do evento e outros materiais).

Caso tenham qualquer dúvida, contate-nos pelo e-mail congresso2014_info@espm.br.

Palestrante Internacional

Prof. Pervez Ghauri (Kings College London)

O palestrante internacional convidado neste ano é o renomadoProf. Pervez Ghauri,professor deInternational BusinessdaKings College London.

Atualmente é o Coordenador do grupoInternational Business, Marketing and Strategydo Kings College London. É editor-chefe fundador do periódicoInternationalBusiness Reviewdesde 1992 e editor (Europa) do periódicoJournal ofWorld Business, desde 2008. É também editor do book seriesInternacional Business and Managementpublicado pela Elsevier Science.

Prof. Pervez Ghauri concluiu seu doutorado no Department of Business Studies da Universidade de Uppsala, Suécia (especialização em Marketing e Negócios Internacionais). Recebeu também o título de Honorary Doctor of Economics pela Turku School of Economics and Management, na Finlândia, em 2005. Foi professor de Marketing e Negócios Internacionais na Universidade de Uppsala por mais de 6 anos, e na Norwegian School of Management, Oslo na Noruega por quatro anos, onde também atuou como Pró-Reitor (Assuntos Acadêmicos) por três anos. Foi também professor em tempo parcial de Marketing da Universidade de Maastricht, na Holanda, entre 1990 e 1995. 

Sua carreira então continuou como chefe do departamento e professor de Marketing e Negócios Internacionais na Faculdade de Gestão e Organização, da Universidade de Groningen, na Holanda. Foi o Diretor do Programa Internacional de Negócios durante vários anos e de 1997 a 2000 assumiou como Pró-Reitor da Faculdade de Administração. De maio de 2001 a maio de 2008, foi chefe de departamento e professor de Negócios Internacionais e Diretor de Centro de Educação Internacional de Negócios e Pesquisa da Manchester Business School, da Universidade de Manchester, Reino Unido. 

Patrocinadores

- CAPES

- FAPESP

- CAEPM – CENTRO DE ALTOS ESTUDOS DA ESPM

Edições Anteriores

2013

VIII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO E MARKETING

A COMPETITIVIDADE INTERNACIONAL DAS EMPRESAS

Dia 18 de novembro de 2013

Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Internacional  – PMDGI/ESPM

Centro de Estudos Avançados - CAEPM

Local: Auditório Castelo Branco | Campus Prof. Francisco Gracioso (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana).

2012

VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing

24 e 25 de outubro

Este evento se propõe a discutir a internacionalização nos países emergentes. Tema especialmente relevante num momento onde mais e mais empresas brasileiras estão dispostas a iniciar ou ampliar suas atividades no exterior.

Tendo esse escopo em vista o Programa de Mestrado em Gestão Internacional (PMGI) e o Centro de Altos Estudos (CAEPM) da ESPM promovem seu VII Simpósio Internacional de Administração e Marketing / IX Congresso de Administração abrangendo questões ligadas a: internacionalização das empresas dos países emergentes; a gestão da inovação e sustentabilidade nos mercados emergentes e a internacionalização das franquias brasileiras.

O programa inclui 10 sessões de apresentação de artigos em diversas áreas temáticas, uma palestra do renomado professor Ilan Alon da Rolins (Florida – Estados Unidos), e painéis envolvendo professores e convidados do mercado.

Esperamos que esta edição do evento, cuja característica nos sete anos de existência é aliar o aporte acadêmico à contribuição de executivos de mercado, seja capaz de levantar questões úteis para quem estuda, pesquisa ou pratica Gestão Internacional.

Anais do evento

ISSN 2175-9731

2011

VI Simpósio Internacional de Administração e Marketing

19 e 20 de outubro

O duplo evento ocorrerá nas dependências da ESPM de São Paulo, Campus Francisco Gracioso, localizado na Rua Joaquim Távora, 1240, Vila Mariana, São Paulo. No período da manhã, o Simpósio Internacional reunirá nomes de expressão para realizar conferências e participar de painéis relacionados ao tema âncora – A gestão do marketing no contexto internacional.

No período da tarde ocorrerá o Congresso, com apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos selecionados de acordo com as áreas do temário, sendo incentivado o envio de trabalhos que dialoguem com a temática central do evento. Nesta sétima edição, o Congresso permanece aberto a representantes da comunidade acadêmica e não acadêmica, nacional e internacional.

ISSN 2175-9731
2010

V Simpósio Internacional de Administração e Marketing
VII Congresso de Administração da ESPM 

13 e 14 de outubro

O duplo evento incluiu sessões de apresentação de textos acadêmicos em forma de artigos e estudos de casos selecionados, painéis temáticos com pesquisadores e executivos, palestras de convidados com reconhecida expertise no tema âncora. Aberto à comunidade acadêmica e não acadêmica, passa, a partir desta edição a ser bienal, ocorrendo, de forma alternada, com os Encontros ESPM de Comunicação e Marketing. Sob o tema geral “O que muda com o novo espaço ocupado pelos países emergentes?” o evento abordará os desafios práticos e teóricos que o suposto novo espaço ocupado pelas economias emergentes coloca para as organizações.

ISSN 2175-9731

2009

IV Simpósio Internacional de Comunicação e Marketing 
VI Congresso de Administração da ESPM 

14 e 15 de outubro

O evento ocorreu nas dependências da ESPM de São Paulo - Campus Profº Francisco Gracioso, localizado na Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana. No período da manhã, o Simpósio Internacional reuniu nomes de expressão para realizar conferências e participar de painéis sobre o tema âncora – Internacionalização & Sustentabilidade. No período da tarde ocorreu o Congresso, com apresentação e discussão dos trabalhos acadêmicos selecionados de acordo com as áreas do temário. Nesta sexta edição, o Congresso permaneceu aberto a representantes da comunidade acadêmica e não acadêmica, nacional e internacional.

ISSN 2175-9731

2008

III Simpósio Internacional de Administração e Marketing
V Congresso de Administração da ESPM

 8, 9 e 10 de dezembro de 2008

Existe um modo latino-americano de administrar? Palestra internacional, painéis com pesquisadores, especialistas e profissionais de mercado; apresentação de trabalhos acadêmicos selecionados.

ISBN: 978-85-99790-045

2007

II Simpósio Internacional de Administração e Marketing 
IV Congresso de Administração da ESPM 

25, 26 e 27 de julho

Como tornar as ações de comunicação de uma empresa inteligíveis para membros de culturas cuja existência ignoro? Como realizar as enormes economias prometidas pela produção e consumo em escala global quando nacionalismos se acentuam e exacerbam? Como implantar políticas de recursos humanos universais que não constranjam nem inibam a iniciativa e o florescimento dos saberes locais?

O II Simpósio Internacional e IV Congresso de Administração da ESPM focaram aspectos como estes, que, em diferentes linhas temáticas, retomaram o velho mantra para revisitar problemas de forma esclarecedora, identificar outros, e encontrar soluções ou caminhos onde sequer tínhamos percebido que havia questões.

ISBN: 978-85-99790-045

2006

I Simpósio Internacional de Administração e Marketing
III Congresso de Administração da ESPM

26, 27 e 28 de julho

Mudanças significativas no cenário internacional exigem novas formas de articulação entre competição, desenvolvimento e sociedade. É nesse contexto que foi arquitetado o I Simpósio de Administração e Marketing, realizado simultaneamente com o III Congresso de Administração da ESPM com o tema "Negócios internacionais - A perspectiva dos países emergente".

O duplo evento ocorreu nas dependências da ESPM de São Paulo. No período da manhã, o Simpósio contou com nomes de expressão para realizar conferências e participar de painéis. No período da tarde ocorreu o Congresso, com apresentação de trabalhos acadêmicos e discussão de cases nas diferentes áreas do temário. Nessa terceira edição, o Congresso foi aberto a representantes da comunidade acadêmica e não acadêmica, nacional e internacional.

ISBN: 85-99790-02-01

2005

I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing

7 e 8 de novembro

Vivemos numa sociedade marcada por aceleradas mudanças tecnológicas, com identidades sociais, estilos de vida e hábitos de consumo mutantes e flexíveis. Nessa realidade, marcada pela fragmentação, a mídia surge como o espaço onde as transformações se fazem sentir com mais intensidade.

Atenta a essa realidade, a ESPM realizou o I Encontro ESPM de Comunicação e Marketing, que teve como tema, nesta primeira edição, "a mídia e o consumidor do futuro", abordando o impacto das transformações tecnológicas na configuração da mídia no futuro, assim como as mudanças na relação entre os consumidores e a mídia.

ISBN: 85-99790-02-01

Para ver arquivo oficial do evento com programação completa, áreas temáticas e todos os artigos do evento clique no nome do evento acima e baixe o arquivo.

O arquivo disponível para baixar é uma pasta zipada. Para visualizar o arquivo, após baixar é necessário extrair a pasta e abrir o arquivo "1EESPM.exe"